Câmara de São José do Belmonte realiza sessão com foco em valorização do esporte, saúde, infraestrutura e diálogo entre os poderes


A Câmara Municipal de São José do Belmonte realizou, nesta segunda-feira (07), mais uma sessão ordinária marcada por debates relevantes nas áreas da saúde, infraestrutura, cultura, educação e gestão pública.

Um dos destaques da pauta foi o Projeto de Lei do Executivo 14/2025, que autoriza a concessão de premiações financeiras a servidores, atletas e profissionais envolvidos em eventos e competições esportivas e culturais. A proposta foi esclarecida durante a Tribuna Popular pelos secretários Marcir Barros (Educação) e Caio Menezes (Turismo e Cultura). Segundo eles, a partir deste ano, as práticas esportivas passarão a integrar a Secretaria de Educação, enquanto as competições como vaquejada e pega de boi no mato ficarão sob a responsabilidade da Secretaria de Turismo e Cultura — diferente do ano anterior, quando a cultura estava atrelada à educação e o esporte era coordenado diretamente pelo gabinete do prefeito.

O vereador Ediogenes Carvalho destacou em sua fala a importância da presença dos parlamentares, do prefeito Vinícius Marques e da secretária de Assistência Social, Kacya Pires, durante a distribuição das cestas básicas arrecadadas nas festividades do padroeiro São José. Ele também sugeriu a realização de reuniões mensais entre os vereadores e o prefeito, a fim de manter um diálogo constante entre Legislativo e Executivo. O prefeito demonstrou receptividade à ideia e se comprometeu com a proposta.

Durante a ordem do dia, a vereadora Francisca Fabiana Gomes de Souza Lucena apresentou a Indicação 31/2025, solicitando a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Serrote. A vereadora Josivania Ribeiro pediu para assinar em conjunto a indicação, afirmando que também vem buscando meios para concretizar essa conquista tão esperada pela comunidade local.

Outras indicações também foram apresentadas:

  • Evandro Alves Gonçalves: solicitação de quebra-molas na Rua Elvira Pereira de Barros até a Rua José Davi, passando pelo INSS e nova creche.
  • Diogo de Barros Freire: ampliação do atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com contratação de profissionais e inclusão de atividades adaptadas.
  • João Mario Soares Sobreira Machado: manutenção da iluminação pública no bairro Cacimba Nova.

Foram ainda apresentados dois Projetos de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Kayson de Oliveira Pires, concedendo o título de Cidadão Belmontense a Valdomiro Cecílio de Carvalho e Kaio Cézar Marinho Alencar Alves.

A próxima sessão ordinária foi designada para o dia 14 de abril de 2025, às 10h, na sede da Câmara Municipal.



0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.