Eleito prefeito da “Terra da Pedra do Reino” no pleito de 6 de outubro último para o quatriênio 2025/2028, o belmontense e engenheiro Vinícius Marques Alves, filho de José Saturnino Alves e Valdete Marques, vem de uma tradicional família local, da qual herdou o sentimento de responsabilidade coletiva, preocupação com a melhoria na qualidade de vida da população, além de admirável dedicação à sua terra, sempre preservando os valores transmitidos por seus pais. Seu carinho pela cidade onde nasceu provocou o engajamento na política, sendo eleito, em sua primeira candidatura, como prefeito de São José do Belmonte. Desde o nascimento, Vinícius esteve imerso em um ambiente político influente, sendo filho do vereador José Saturnino Alves, o inesquecível Zezinho de Sata, e neto de Saturnino Ancilon Alves (Sata), um dos mais proeminentes políticos da história de São José do Belmonte, que foi vereador por mais de uma legislatura, tendo sido eleito para este cargo a primeira vez durante o pleito que elegeu o coronel José Alencar de Carvalho prefeito de São José do Belmonte em 1963. Lembrando que ancestrais de Vinícius foram importantes políticos na vizinha cidade de Salgueiro: o capitão Joaquim Alves Gondim foi prefeito em princípios do século passado, e os senhores Antônio Alves Gondim e Manoel Alves Gondim exerceram os cargos de conselheiros municipais também no inicio do século passado, e José Saturnino Gondim exerceu naquela cidade o cargo de vereador.
A família de Vinícius Marques é uma das mais influentes na política belmontense, e Vinícius cresceu cercado por esse legado, o que naturalmente influenciou sua trajetória pessoal e profissional.
Sua esposa a então primeira dama Letícia Alencar, filha de Aníbal Leonel de Alencar e Maria Lucimar Nunes, também vem de uma das mais tradicionais famílias locais, sendo descendente dos fundadores de São José do Belmonte.
Letícia é trineta do coronel Antônio Pires Brandão, um dos líderes da família Carvalho no município, tendo este presidido na época do Império, o Partido Liberal e exercendo desta forma grande importância no início da história política de São José do Belmonte. O alferes José Pires Brandão, tio-trisavô de Letícia também deixou sua marca na política local quando exerceu o cargo de conselheiro municipal no início do século passado.
O major Joaquim Leonel Pires de Alencar, bisavô de Letícia, exerceu o cargo de prefeito de São José do Belmonte no período de 1922 a 1925. Com a partida do coronel José de Carvalho e Sá Moraes para o estado da Bahia, em decorrência da secular rixa de Carvalho e Pereira, o major Joaquim Leonel assumiu o seu lugar na chefia política e liderança da família Carvalho no município de Belmonte.
O referido major Quinca Leonel era um fidalgo rural, grande latifundiário e pecuarista, rico, poderoso, educado, de forte influência política, fazia amigos com grandes facilidades, tinha uma infinidade de compadres e afilhados. Era filho do alferes José Leonel de Alencar (sobrinho-neto de Dona Bárbara de Alencar, a Heroína do Crato, avó do romancista José de Alencar) e Antônia d’Assunção Pires (família Carvalho). Foi casado com Ana Pires Brandão (Donana) e residia na fazenda Oiticica.
O coronel José Alencar de Carvalho, avô de Letícia, também exerceu o cargo de prefeito de São José do Belmonte no período de 1963 a 1969. Filho do major Joaquim Leonel Pires de Alencar e de Ana Pires Brandão (Donana), o coronel Alencar, também primo do então governador Miguel Arraes de Alencar, havia sido por este indicado para a candidatura ao cargo de prefeito de Belmonte tendo tomado posse no dia 10 de Novembro de 1963. Valendo lembrar que o tetravô de Letícia cujo nome Leonel Pereira de Alencar era irmão de Inácia Pereira de Alencar heptavó de João Campos, prefeito reeleito da cidade do Recife, cujo vice-prefeito é o belmontense Victor Marques que é irmão de Vinícius Marques prefeito de Belmonte e esposo de Letícia. Portanto, Letícia e João Campos são também parentes.
E plena de realizações foi a administração do coronel Alencar de Carvalho e também a mais profícua dos últimos tempos. O mesmo conseguiu realizar um vasto acervo de obras sem precedentes: desapropriou, por utilidade pública, para a expansão e crescimento da cidade de Belmonte, a gleba de terra encravada na zona urbana e de propriedade da viúva do coronel José David de Barros, na parte oeste da dita cidade, na faixa de terra confinante com o Patrimônio de São José, em direção ao Cemitério Novo, partindo do ângulo da parte baixa da Rua São Vicente (Rua da Baixa), daí seguindo em linha reta até encontrar o terreno do Patrimônio, junto da Cadeia Pública; conseguiu a instalação do serviço d’água, através da SANEPE; com muita luta, conseguiu ser instalada no município a energia de Paulo Afonso; construiu com os recursos do erário municipal a Lavanderia Municipal, inaugurada em 11/11/1966; o Mercado Público; o Mercado da Carne; a Praça da Saudade, que recebeu esse nome para não ser esquecido o antigo Cemitério que outrora existiu nesse local; o Parque Infantil Alvany Vieira localizado na Praça Joaquim Leonel; a Escola da Mariola, denominando Grupo Escolar Ana Pires Brandão; construiu escolas, executou calçamentos de ruas; construiu o pontilhão do riacho do Exu; instalou um sistema de Auto Falante municipal, nomeando locutor José de Samuel; desprendeu recursos para a construção e conservação de estradas municipais; cedeu um dos prédios municipais para a instalação da Sociedade Operária Belmontense (SOB) e o denominou de Clube Municipal Operário Bárbara de Alencar; na sua gestão o município foi assolado com a peste bubônica. Com todos os meios disponíveis, lutou no combate contra essa moléstia até extingui-la; na sua gestão, por sua iniciativa, São José do Belmonte participou da Feira dos Municípios, realizada em 14 e 15/09/1968 no Recife, cuja rainha ganhadora do título no referido evento foi a senhorita Ana Maria Alencar de Carvalho, sua filha. Valendo salientar nesse evento o empenho da primeira dama de Belmonte dona Lourdes Alencar de Carvalho. Com a sua peculiar delicadeza, um olhar humano e sensível, dona Lourdes promoveu durante a gestão do seu esposo ações que estimularam a solidariedade, tendo um papel importantíssimo na vida política e social de nossa cidade, sendo uma grande referência na vida de todos os belmontenses.
E dentre as grandes ações que marcariam a gestão do coronel José Alencar de Carvalho destaca-se a criação da Bandeira de São José do Belmonte criada através da Lei Municipal de nº 314 de 30/12/1967, na ocasião, atendendo sua solicitação o marco histórico da PEDRA DO REINO foi transformado em símbolo e principal referencia turística e cultural do município de São José do Belmonte.
Por fim que a nova gestão da Prefeitura Municipal de São José do Belmonte, sob a liderança do Prefeito Vinícius Marques e do Vice-Prefeito Erick Diniz traga um compromisso renovado com o futuro do nosso Município, transformando assim a “Terra da Pedra do Reino” em um exemplo de prosperidade e desenvolvimento.
Por Valdir José Nogueira de Moura
0 Comentários
Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.