Cai ministro de Minas depois de Bolsonaro reclamar da alta dos combustíveis

 


O presidente Jair Bolsonaro (PL) trocou o comando do Ministério de Minas e Energia. Bento Albuquerque foi exonerado, a pedido, segundo consta na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União). Adolfo Sachsida, que atuava no Ministério da Economia, foi nomeado para ser titular da pasta. As informações são do UOL.

A mudança ocorreu após recentes críticas de Bolsonaro à política de preços da Petrobras, estatal ligada à pasta. Na última segunda-feira, a empresa anunciou um reajuste de 8,87% no preço do diesel nas suas refinarias.

Na última quinta-feira, o presidente fez apelos diretos ao presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, e a Albuquerque, para que não houvesse novos aumentos nos preços dos combustíveis. Na ocasião, ele fez um pedido veemente à estatal para reduzir seu lucro, que considerou "absurdo" e "um estupro". “A gente apela para a Petrobras, não reajustem o preço dos combustíveis. Vocês estão tendo um lucro absurdo", disse o presidente na tradicional transmissão ao vivo por redes sociais às quintas-feiras. "Ela [Petrobras] deve ter a função social. Petrobras, estamos em guerra. Petrobras, não aumente mais o preço dos combustíveis. O lucro de vocês é um estupro, é um absurdo", afirmou, enfatizando que não interfere na empresa e isentando-se da responsabilidade pela situação. "Se continuar tendo lucro dessa forma, aumentando o preço do combustível, vai quebrar o país... se tiver mais um aumento de combustível, pode quebrar o Brasil. E o pessoal da Petrobras não entende ou não quer entender, ou só estão de olho no lucro", acrescentou.

Na live, no entanto, o mandatário omitiu que o governo é o acionista controlador — ou seja, o lucro da empresa garante verba para o caixa do governo e financia políticas públicas. Ao mesmo tempo em que Bolsonaro fazia seus apelos à Petrobras, a estatal divulgava um lucro líquido de R$ 44,56 bilhões no primeiro trimestre do ano. Em um comunicado, o presidente-executivo da estatal, afirmou que os resultados da petroleira geram "retorno importante para o acionista, em especial a sociedade brasileira, representada pela União”.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.