Paróquia de São José do Belmonte completa 149 anos neste domingo 24 de Abril



Escrito por Valdir Nogueira

A Paróquia de São José do Belmonte foi criada no dia 24 de abril de 1873 por decreto do Presidente da Província de Pernambuco o Barão de Lucena, desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Vila Bela conforme consta do documento a seguir:


LEI Nº 1085

“O bacharel Henrique Pereira de Lucena, comendador da Imperial Ordem da Rosa, cavaleiro da de Cristo, juiz de Direito e presidente da Província de Pernambuco:

Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa Provincial decretou e eu sancionei a resolução seguinte:

Art. 1° - Fica desmembrado da freguesia de Nossa Senhora da Penha de Vila Bela, e constituindo uma nova freguesia, sob a invocação de São José de Belmonte, o seguinte território: todas as águas do Riacho Boqueirão, da Fazenda Carnaúba (inclusive) para cima, e partindo desta para o sul, pela estrada Gameleira, até os limites da Fazenda Grande, compreendidas para a nova freguesia as fazendas Gameleira, São Gonçalo, Derradeira Várzea, Santa Clara, Sítio do Brejo e Entre-Serras.

Art. 2° - A Igreja de São José da povoação do Belmonte será a Matriz da nova freguesia.

Revogam-se as disposições em contrário. Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da presente resolução pertencer que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela contém.

Palácio da Presidência de Pernambuco, 24 de abril de 1873, 52° da Independência e do Império.

Henrique Pereira de Lucena (Barão de Lucena)

Presidente da Província de Pernambuco.”


Em 1876 houve a criação canônica da Paróquia de São José de Belmonte pelo então Bispo de Olinda, dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira. Aos 13 de janeiro de 1876, deu-se a sua instalação canônica, quando tomou posse o primeiro vigário, padre Manoel Thomás Pereira de Lima por onde ficou até 27 de maio de 1883.

Hoje a Paróquia São José tem como párocos o padre Claudivan Santos.

Pode-se escrever muito sobre a caminhada histórica da Paróquia São José que muito se desenvolveu nesses 149 anos de existência. Porém, é humanamente impossível comensurar, contabilizar e pesar todo o bem espiritual, cultural e social que aconteceu nas dimensões profundas das pessoas e comunidades que aqui se moldaram, no decorrer de todos esses anos.

Esta data comemorativa vem ajudar no amadurecimento do povo cristão de Belmonte e visa também despertar um maior compromisso com a Igreja, reconhecendo sua história e as coisas boas que ela tem feito a esta terra com propósito no trabalho, na fé, no amor e na força divina que age nos corações humanos. 

Continua a tua caminhada de fé, Paróquia São José,  para a glória do Senhor!


0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.