Do túnel do tempo: Implantação do curso de alfabetização mobral em São José do Belmonte


Por Valdir Nogueira

 Até o final da década de 70 não deverá haver mais analfabetos no Brasil, pelo menos na faixa até 35 anos de idade. A declaração foi feita em 1970 por Mário Henrique Simonsen, primeiro presidente do Movimento Brasileiro de Alfabetização, pouco antes da instalação oficial do Mobral.

O decreto-lei nº 1.124, assinado pelo então presidente da República, general Emílio Garrastazu Médice, permitia “deduções no imposto de renda de pessoas jurídicas para fins de alfabetização”.

Com a entrada em vigor da nova legislação, também iniciava as atividades uma das mais polêmicas instituições do País. O Mobral foi criado oficialmente em 1967, mas somente três anos depois começou a receber verbas para sua efetivação.

O governo prometia com alarde, promover o chamado milagre brasileiro varrendo o analfabetismo do País em apenas dez anos. O Brasil tinha em 1970 mais de 18 milhões de adultos analfabetos, o que representava 33,6%   da população com mais de 15 anos.

A criação do Mobral mobilizou o País por meio da campanha “Você também é responsável”, que estimulava a participação da sociedade no novo projeto de educação. Conseguiu estender suas ações por todos os municípios do Brasil. Sua tarefa era executar o processo de alfabetização de adultos desde o recrutamento de professores até a construção de salas de aula e distribuição de material didático. Voluntários de todo o Brasil, entre alfabetizados, monitores e supervisores, eram convidados a trabalhar gratuitamente para a instituição.

Em seu primeiro ano de funcionamento o Movimento Brasileiro de Alfabetização teve sete milhões de alunos matriculados, ou 38% dos analfabetos do País na época.

O Mobral durou 15 anos – foi extinto em 25 de novembro de 1985 pelo presidente José Sarney – e se transformou num dos maiores fracassos educacionais da história do Brasil. Diplomou apenas 15 milhões dos 40 milhões de brasileiros que passaram pelas suas salas, diminuindo em apenas 2,7% o índice de analfabetismo no País.

         Em São José do Belmonte o 'MOBRAL' foi implantado no Governo Pedro Leão Leal (1969/1972), através de Decreto Municipal em setembro de 1971, com estrutura e competências para a execução e a implementação da alfabetização proposta nos termos da Lei Federal. A foto mostra o evento de implantação do Mobral em Belmonte. Dentre as autoridades presentes o Governador de Pernambuco Sr. Nilo Coelho, o prefeito Sr. Pedro Leão Leal, o vice-prefeito Sr. João Machado dos Santos e o presidente do Mobral no município de Belmonte Sr. Hermes Primo de Carvalho.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.