Miguel Coelho se despede da prefeitura de Petrolina com discurso emocionante

 

"Precisamos de um governador que tenha capacidade de construir pontes e usar a grandeza do cargo que ocupa para poder trabalhar em prol de todos e não apenas para o seu partido ou para amigos e simpatizantes", disse o agora ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, em seu discurso no ato que marcou a sua renúncia ao mandato para disputar o Governo do Estado. 

Para ele, esta é a grande mudança a ser feita. "Foi o que fizemos aqui em Petrolina. Fizemos diferente, pois não esperamos ninguém, assumimos a responsabilidade e hoje somos a cidade mais saneada do Estado e a terceira do Nordeste", disse. Confira a íntegra do discurso de Miguel.

Minhas amigas, meus amigos, boa noite. 

É com o coração em festa que chego a esta noite para falar com todos vocês. Alegria de encontrar e compartilhar esse momento com tantas pessoas queridas e especiais que ao longo do tempo têm estado ao meu lado na nobre missão de liderar e cuidar da nossa cidade. Cumprimento a todas as lideranças, prefeitos, vereadores, deputados, senador, homens e mulheres dos quatro cantos do nosso Pernambuco, que vieram hoje até aqui para prestigiar este momento que marca uma nova caminhada. 

É natural que, ao chegar ao final de uma jornada tão marcante quanto essa, a gente se recorde do caminho percorrido. Nesse caso, me permitam lembrar alguns momentos. 

A campanha de 2004, quando muitos diziam para nossa família se retirar, se abster e evitar uma derrota certa. Como foi linda a sua reeleição de prefeito da nossa cidade, senador Fernando! 

Chega 2006, Pernambuco encontrava-se em busca de um novo rumo para embalar nossa esperança. No início, eram apenas 11 prefeitos ao lado do nosso candidato. Quem não lembra que naquela época o jovem candidato era também desacreditado e pouco conhecido. E todos vocês sabem como termina essa história de 2006. 

Antes de ingressar na vida pública de fato, tive a oportunidade de participar da campanha de 2012. Quanto aprendizado tivemos naquela disputa! É muito importante ter humildade para retirar as lições de cada eleição. De fato, não tivemos o resultado almejado, mas, no tempo de Deus, tudo tinha um propósito. 

Agradeço o seu chamado, Fernandinho, para em 2014 percorrer Pernambuco ao seu lado como candidato a deputado estadual. Que alegria, aos 24 anos, ter sido eleito o mais jovem deputado estadual da nossa história. Me dediquei àquele mandato como uma oportunidade para poder conhecer nosso estado e compreender as suas complexidades. 

Porém, senti um chamado para em 2016 me colocar à disposição da minha cidade, Petrolina, para, caso ela acreditasse, ter a chance de liderar um novo tempo de oportunidades, de trabalho e de esperança. Permitam-me dizer e relembrar: que campanha linda fizemos juntos! Com muita humildade, fé e perseverança, mostramos à nossa gente como a boa política tem potencial e aderência. Uma campanha bonita, leve e feita com o coração e que incendiou a esperança na alma da nossa gente.

A vitória nos deu a oportunidade de escrever um novo momento na história de nossa gente. Dificuldades e obstáculos foram muitos nesse caminho, mas sem perder a fé e combatendo sempre o bom combate, busquei honrar a confiança do voto que recebemos, achava a energia e a força necessária para me manter firme, sereno e determinado em busca do nosso principal objetivo: recuperar a autoestima e fortalecer o orgulho da nossa gente para com Petrolina.

E esta, mais do que qualquer um dos inúmeros resultados que conseguimos alcançar, é a nossa maior conquista nesses últimos anos: ver a nossa população com a autoestima elevada e cheia de orgulho pela nossa cidade.

Ao encerrar nosso mandato como prefeito, é inevitável não lembrar das ações e conquistas. A saúde hoje pulsa com sensibilidade e atenção para os que mais precisam: o centro de parto, clínica da mulher, mamógrafo, 22 postos de saúde, mutirão de cirurgias e exames, hospital da criança, laboratório central, centro de diagnostico, novos serviços, tudo isso levou para perto das pessoas aquilo que mais importa: atenção e cuidado!

Olhar para nossas crianças e jovens e com alegria ver Petrolina como referência na primeira infância, ensino básico e integral. Mais de 17 novas escolas e creches, 100 novas salas de aula, climatização da nossa rede, laboratórios de matemática, ciências, robótica e informática, casa do saber para formar e capacitar nossos mestres, a primeira cidade a implantar o piso nacional do magistério, em um merecido reconhecimento a quem tanto faz por nossas gerações. 

Como Petrolina ficou mais bela e forte com os investimentos feitos em nossa infra estrutura, 11 avenidas duplicadas, 1.200 ruas pavimentadas, 16 rotatórias, saneamento básico para mais de 40 mil pessoas, 2 novos viadutos, ônibus novos e modernos para levar nossa gente, mais de 400 poços perfurados e instalados compartilhando a alegria da água na vida das pessoas.

Por que não falar da ousadia e pioneirismo em poder fazer da nossa gestão uma das mais modernas do Estado e do Brasil?

Entendi que para fazer mais, devíamos abrir as portas para todos que queriam ajudar Petrolina. Por isso, fizemos parcerias e concessões com a finalidade de prover melhores serviços públicos para os nossos cidadãos.

Primeira PPP de Iluminação pública de Pernambuco, primeira usina solar pública, gestão 100% digital e sem papel, modernização do mobiliário urbano, novo abatedouro público. Conciliamos os interesses públicos e privados em favor daqueles a quem juramos melhorar a qualidade de vida, as pessoas da nossa cidade.

A cada nova ação que desenvolvíamos, sentia que Petrolina ia aos poucos se reerguendo e consolidando sua posição de destaque regional. Ao receber a informação que estávamos entre as cidades mais pacificas de Pernambuco, confirmou o que achávamos: Investir em segurança era necessário, por isso, modernizamos e fortalecemos a guarda municipal com novo concurso, novas viaturas, armamentos e inteligência. 

As cidades são feitas por quem? Por pessoas. 

Para elas temos sempre que manter a maquina pública moendo. E moendo não para poucos, mas a favor dos que mais precisam. Por isso que modernizamos a gestão, aliando tecnologia, informação e serviço público com intuito de melhorar nosso ambiente de negócios e desburocratizar a vida de quem quer fazer e trazer investimentos para Petrolina. 
Qual o resultado disso? Hoje somos a cidade que mais gera empregos em Pernambuco, a melhor para empreender do interior do Nordeste e capital do agronegócio.

Com essas informações, quis trazer para vocês, senhoras e senhores, algumas das ações que desenvolvemos ao longo desse tempo como prefeito, para demonstrar que a verdadeira transformação vem do coração e da vontade de fazer de cada cidadão e de cada líder que recebe esta missão que recebi, de conduzir os rumos da nossa cidade. Não importa de onde você vem, cidade, região, cor, gênero ou idade, o que importa é a sua essência, o ser, é querer fazer diferente para impactar e provocar a mudança necessária à melhoria de vida para todos. 

Chego nesse momento com um forte sentimento de dever cumprido, de quem honrou fielmente o compromisso do voto recebido e, mais do que isso, a confiança da minha cidade, que viu como um jovem com vontade escreveu lado a lado de cada um de vocês uma bela história na Terra dos Impossíveis. 

Agora, é hora da gente erguer os olhos e vislumbrar um novo horizonte para nosso Estado, olhar para frente e acreditar que é possível um novo tempo para Pernambuco.

Um Estado com grande potencial, com riquezas naturais e culturais de fazer inveja a qualquer visitante. Entretanto, um Estado que anda cabisbaixo em razão da falta de liderança e de visão de como recuperar a nossa força, de como resgatar a nossa autoestima. 
Nós, o povo pernambucano, somos uma nação orgulhosa da nossa história e das conquistas do passado. Porém, estamos cansados das desculpas e de transferências de responsabilidades. 

Não podemos mais aceitar que a terra dos altos coqueiros se apequene em virtude da acomodação e mesquinhez de poucos que estão no poder atrapalhando o caminho e a vida do nosso povo. Momentos como esses já ocorreram no passado, ao longo da nossa história. E, quando convocado, o povo se uniu, se irmanou em prol de um sentido e proposito maior: a nossa liberdade! A liberdade das amarras que atrapalham o nosso crescimento, que impedem de nos reencontrarmos com nosso potencial e capacidade de sermos um Estado forte e cheio de oportunidades.

Olhar para os indicadores do momento, é como um médico fazer um diagnostico de uma doença ruim que vem de pouco em pouco corroendo a nossa autoestima e esperança. Precisamos dar um basta urgente nisso! 

Sentir o olhar triste e frustrado dos nossos irmãos e irmãs por hoje viverem em um Pernambuco cada vez mais desigual e sem perspectiva de melhorias para o futuro é o que nos traz a esse ponto de partida na noite de hoje. 

As duas maiores cidades do Estado, sendo a primeira a capital e a segunda sua vizinha, entre as 20 piores em cobertura de saneamento básico é a prova do abandono. Não podemos mais aceitar a terceirização de responsabilidades e culpar apenas os prefeitos. Não seria justo! 
Precisamos de um governador que tenha capacidade de construir pontes e usar a grandeza do cargo que ocupa para poder trabalhar em prol de todos e não apenas para o seu partido ou para amigos e simpatizantes. 

Esta é a grande mudança que devemos fazer. Foi o que fizemos aqui em Petrolina. Fizemos diferente, pois não esperamos ninguém, assumimos a responsabilidade e hoje somos a cidade mais saneada do Estado e a terceira do Nordeste.

Por onde andamos em Pernambuco, percebemos o medo das pessoas por sentir e vivenciar a violência cada vez mais perto de suas famílias. Furtos, roubos, assaltos, homicídios crescendo constantemente e um governo apático que não valoriza e nem defende sua força policial. Um governo que não age! Que não tem atitude! Que não é capaz de deixar claro que os bandidos não podem mais andar à solta e à vontade para cometer crimes. Não! Não vamos aceitar mais isso! A partir de janeiro já vou avisando aos bandidos: se mudem para longe de Pernambuco. A nossa polícia vai botar ordem na casa.

Temos que promover a devida valorização salarial de todas as categorias da segurança publica. Vamos acabar com as faixas da PM, promovendo a integração com as guardas municipais e forças nacionais. Usar a inteligência para proteger nossas mulheres e homens de farda. Investir pesado para modernizar todo o aparato de segurança, ampliando presídios, renovando a frota, apoiando o trabalho rotineiro com auxílio-fardamento digno, realizando novos concursos, entre outas ações. 
Para que fique claro, nossa proposta central de segurança: Estaremos do lado dos nossos policiais sempre! Para proteger e cuidar a qualquer custo a vida do povo pernambucano. 

Andar pelo Estado se tornou um verdadeiro desafio pelo abandono das nossas estradas. Foram anos de esquecimento e negligência com nossa malha viária e com as rodovias que deveria trazer crescimento, desenvolvimento e emprego. Quem trabalha com frete, logística, transporte de passageiros e cargas, sabe do que estou falando. Precisamos ter um amplo programa de investimento para recuperar o tempo perdido, mas principalmente para criar as oportunidades de novos negócios por todo nosso Estado. 

É inaceitável que um Estado com tantos rios e riquezas naturais, hoje, seja o que mais deixa seu povo com sede. É isso mesmo! Infelizmente, Pernambuco é o pior Estado em abastecimento de água do Brasil, cobrando uma das contas mais caras. Precisamos ampliar a oferta de água, definir um novo papel para a Compesa. Nossa prioridade é levar água para torneiras, cobrando menos imposto, e não transformá-la em cabide de emprego, como acontece hoje, como vem acontecendo nos últimos 8 anos.

É desumano ouvir os relatos que tenho escutado pelas cidades do nosso Estado. Mães, pais, familiares agonizando pela dor própria ou de um ente querido que aguarda há meses, quando não anos, por um simples exame, por uma cirurgia ou qualquer tratamento, seja de baixa ou alta complexidade. 
Pernambuco hoje tem uma rede de saúde incapaz, ineficiente, insensível e que não oferece nada além de dor e frustação. Precisamos integrar, modernizar, descentralizar, humanizar e ampliar os serviços por todas as regiões. Novos equipamentos são importantes, mas como fizemos aqui em Petrolina, vamos chamar a iniciativa privada junto com o terceiro setor e colocar o paciente do SUS como prioridade. Foi possível zerar a fila de espera aqui, também podemos acabar com a angústia que hoje atormenta milhares de pernambucanos. 

Será uma caminhada de muitos desafios. O Brasil passa por um momento difícil. Enfrentamos uma crise econômica, o desemprego, a fome, o aumento da pobreza, que, pasmem, em nosso Estado é quase três vezes maior que a média nacional. 

Para este governo que está aí há oito anos, a crise serve de pretexto para justificar a incompetência. 

Mas, meus amigos e amigas, a crise do Brasil não parou Petrolina, em nenhum momento.

A crise não impediu os avanços da nossa cidade na saúde, na educação, na criação de novos empregos. Mesmo com essa crise, fizemos de Petrolina a melhor cidade para se viver do Nordeste e, com muito orgulho, hoje, somos a cidade que mais gera empregos em Pernambuco. Estamos entre as 10 cidades que mais geram emprego em todo Brasil. 
Petrolina hoje lidera os indicadores como a melhor política social do Estado, mostrando que para transformar uma cidade, região ou Estado, precisamos cuidar dos mais simples e vulneráveis. 

Temos a maior rede de primeira infância, cuidando e apoiando as famílias para que nossos pequenos tenham o inicio de vida pedagógico digno e apropriado. Somos destaque na política de inclusão para crianças com síndromes raras, temos a maior rede municipal em tempo integral, melhor IDEB das médias e grandes cidade de Pernambuco.

Mas o Estado precisa mudar de atitude e passar a dedicar uma atenção especial à primeira infância. Precisa apoiar os municípios para que as famílias tenham acesso a uma rede humanizada de pré-natal, uma rede de unidades educacionais de qualidade, desde as creches e à pré-escola! Temos propostas muito claras para isso. Uma delas é criar o ICMS Primeira Infância, um incentivo por meio da transferência de recursos para as prefeituras que conseguirem ampliar sua atenção às crianças.

Se fizemos aqui, podemos, devemos e vamos fazer esta transformação também em Pernambuco!

Mas transformar Pernambuco não pode ser projeto de uma só pessoa. Juntos, mudamos Petrolina. Agora, com o apoio, a determinação e a participação de cada um de vocês, juntos, vamos mudar Pernambuco. 

É por isso que estamos aqui reunidos, juntos, não para uma despedida, não para um até logo. Estamos aqui para iniciar um novo começo!

É chegada a hora da mudança! Mudar com coragem! Mudar com determinação! Mudar com fé e esperança! Mudar com a segurança e a experiência de termos realizado um grande trabalho em Petrolina.

Diante de tantos problemas, nosso país ainda está dividido por uma polarização que desperdiça as nossas energias. Os mesmos que se escondem na crise, tentam desesperadamente repetir em Pernambuco essa divisão nefasta que separa amigos, irmãos, que separa famílias. Apostam no radicalismo para esconder seus próprios defeitos e a incompetência do retrocesso desses últimos oito anos.

Não aceitaremos rótulos. Nosso foco é o bem-estar, a qualidade de vida e a felicidade dos pernambucanos. Sem ódio, sem mentiras e sem extremismos.

Nosso caminho é do respeito, do diálogo, da convergência, da união de forças para superar as crises e as dificuldades. 

Nosso caminho é de união para mudar Pernambuco.

A noite de hoje é o ponto de partida do início de um novo tempo que se avizinha para a nossa gente. Esta é uma noite de afirmação de uma gente guerreira, que está esperançosa e ansiosa para construir um novo capítulo da história de Pernambuco. É o que vamos fazer juntos! 

Começo essa jornada com o coração leve e a alma cheia de esperança. Inspirado nos que nos antecederam, mas de forma especial nos que acreditam na gente para poder promover uma verdadeira mudança!

Petrolina, é com sentimento de gratidão e dever cumprido que me dirijo a você. Sou grato pela oportunidade de te liderar, de cuidar de vocês, grato pela generosidade, pelo reconhecimento e pela confiança que cada um de vocês tem em mim. 

Confio, Simão, que você irá honrar os compromissos que assumimos lado a lado, sei do bom e grande coração que você tem. Busque sempre forças em sua fé e sabedoria em nosso povo, que com certeza estará contigo para poder embalar os nossos novos sonhos daqui em diante. 

A todas as lideranças políticas, pré-candidatos ao nosso lado, obrigado por acreditarem e compartilharem conosco um novo proposito para nosso povo. Cada um de vocês tem um papel fundamental nessa caminhada, conto com vocês. Não tem mais descanso, a batida é uma só! Farol aceso, luz alta e alavanca no canto para poder espalhar a nossa mensagem por todo Pernambuco. 

À minha família, minha eterna gratidão. 

Aos meus pais, minha admiração, respeito e amor. Obrigado pelos ensinamentos e valores que carrego. De forma muito especial a você, meu pai, lembro que você uma vez nos disse: existe uma estrela lá no céu a nos guiar, e ela haverá de iluminar o nosso caminho. 
Mãe, a você, que nos ensinou desde cedo, que existem dois legados duradouros que podemos deixar para nossos filhos, um deles raízes, o outro asas. Obrigado. Vocês plantaram bem a minha raiz e agora Petrolina me dar asas para novos voos!

Aos meus irmãos e parceiros de jornada. Obrigado pela confiança, pelo exemplo, pelo apoio e de forma especial pelo trabalho que desenvolvemos juntos em prol de Petrolina. Obrigado, Fernandinho, Pedro e Antonio. 

A você, dona do meu coração, meu amor. Como crescemos nesses últimos 5 anos! Casamos, fomos abençoados com dois filhos lindos e maravilhosos, Miguelzinho e Gabriel. Obrigado por compreender todos os momentos, por me apoiar incondicionalmente e sempre do seu jeito de ser, me orientar e dar a mão para sustentar a nossa família sempre! Te amo, gordinha!

Aristóteles nos ensinou que “A esperança é o sonho do homem acordado”

Agora é hora de despertar nossa gente,  andar por Pernambuco, percorrer as estradas, visitar cada cidade, olhar nos olhos dos homens, mulheres, crianças e idosos do nosso Estado. Espalhando a mensagem da boa nova: a esperança se renovou, a mudança está chegando!

Há um chamado para todos nós, para que possamos nos levantar, nos erguer, elevar a nossa voz. É chegada a hora da mudança na nova roma de bravos guerreiros. Vamos mudar o nosso Estado porque é isso o que as pessoas esperam de nós, porque é isso o que precisa ser feito!

Vamos transformar a esperança na força que Pernambuco precisa para levar oportunidade e prosperidade às vidas das pessoas, em cada região do Estado. Tá na hora da gente fazer brotar alegria no coração das pessoas.

Que nosso Deus possa iluminar essa caminhada, que Deus nos proteja e o povo de Pernambuco nos abençoe!

Obrigado, Petrolina!

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.