Curso de apicultura é realizado em São José do Belmonte

 


Na tarde do último dia 18 desta sexta-feira foi finalizado mais um curso de Apicultura no município de São José do Belmonte. Curso de cinco dias realizado na chácara do Sr Zenildo Perigo na Cacimba Nova, pai do aluno Djalma Santos. Curso  esse, mobilizado por nosso amigo Estenio Nunes (Estenio de Dedicio), e ministrado por Antônio Júnior Muniz (Júnior do mel), um professor altamente conhecedor do assunto e muito didático na atividade de Apicultura. Júnior Muniz atualmente está presidindo a Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura do Estado de Pernambuco. O professor ministrou cinco dias de curso no município a serviço do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), os alunos tiveram muitas aulas teóricas como também muitas aulas práticas, como as de remoção e captura de enxames com técnicas e segurança, visita a apiário, e ainda conheceram as instalações de um produtor de mel do município, o qual vinha dando todo suporte técnico ao curso, o senhor Reginaldo Gondim,mais conhecido por "mestre Regis da ACPR". Na finalização do curso os alunos tiveram a visita do atual presidente da Associação Belmontense  de Apicultores e Meliponicultores a ABAMEL, o senhor Júnior Amaro, que veio dar boas vindas aos cursados na atividade. O mesmo falou que Associação dos Apicultores hoje se encontra em pleno vapor e ascendência com seu crescimento. A Associação hoje se encontra com 35 famílias trabalhando diretamente na atividade e é composta por seus associados. Eles vêm produzindo nos últimos anos uma bagatela de 30 TONELADAS  DE MÉIS anualmente, onde no ano de 2021 foram inseridos no PIB  do município uma quantidade financeira de meio milhão, fora os subprodutos das abelhas como cera, própolis, colmeias e vendas de enxames que geram renda e trabalho para os Belmontenses. Júnior  Amaro falou também da importância de se criar condições dignas e sustentáveis de trabalho para os moradores do município através da atividade apícola. Reforçou que apicultura é uma das atividades da agropecuária que pode ser caracterizada como ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa, ou seja, contempla os três pilares da produção sustentável.

Os doze alunos terminaram o curso com a certeza de que se pode produzir e gerar muita renda no município, sem agredir o meio ambiente, pelo contrário, com um dos melhores e maiores serviços prestados à natureza e, consequentemente, à agricultura Belmontense,  com a POLINIZAÇÃO DAS CULTURAS plantadas no nosso município, chegando a um crescimento na produção  das culturas com colmeias bem localizados, um crescimento de até 20% na produção, como no plantio de melão, melancia, coco, entre outros, e por conseguinte tendo uma grande contribuição DIRETO NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO NOSSO MUNICÍPIO.




0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.