Conheça Maria José Nóbrega de Figueiredo Moura, homenageada com o nome da nova escola de São José do Belmonte



 Por Mônica Mariano

Maria José Nóbrega de Figueiredo Moura nasceu em Mauriti - CE, dia 30 de agosto de 1941.

A filha de Maria Nóbrega e Antônio Figueiredo, casou-se com o pernambucano José Mariano de Moura e teve 5 filhos.

Criou-se o mais velho, José Romovilson Mariano de Moura. Em seguida, teve Manoel, que veio a falecer, e as gêmeas Salete e Salomé, que infelizmente também faleceram e, por último, Francisco Romonilson Mariano de Moura.

Maria José era uma mulher batalhadora, agricultora, dona do lar e costureira. Morava nas Baraúnas, onde não tinha energia, nem água encanada. Não teve o luxo de ter uma geladeira ou um fogão a gás, mas tinha uma máquina de costura, onde costurava para seus moradores, fazendo caridade para as pessoas mais necessitadas.

Alegre, temente a Deus, generosa, preservava muito a educação dos filhos.

Por sua morada ser distante, o filho mais velho, foi estudar no Ceará, e seu filho caçula Romonilson, ficou na casa de tia Ilda, no Carmo, para poder estudar.

Maria José com sua generosidade e reconhecimento sempre disse o seguinte “meus filhos só se formaram por conta das boas amizades que tenho.” Era difícil para ela não conseguir educar um filho, porém era uma tarefa árdua e sofrida, por precisar se afastar de seus filhos cedo.

Ela tinha o costume de a noite ao receber a visita dos filhos e netos, forrar o chão do terreiro e levar seus netos para ver as estrelas e contar histórias, onde as risadas era o som que prevalecia.

Ela faleceu com 53 anos, no dia 5 de novembro de 1996, devido a um infarto. Além dos filhos, hoje ela tem 6 netos e 3 bisnetos. 

Tenho certeza que hoje, estaria muito orgulhosa em ver um filho Prefeito em Belmonte e no mesmo período um neta Prefeita do Jati, não pela vaidade dos cargos, mas pelo orgulhoso trabalho que ambos vem fazendo pelas pessoas mais humildes dos dois municípios.

Hoje, ela recebe essa justa homenagem onde esse coração vermelho na marca da Escola simboliza o AMOR por aqueles que mais precisam, e que esse amor seja a base de toda educação e aprendizado que serão implantados nesse prédio.

Maria José foi exemplo de vida, de bondade, de amor.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.