Romonilson apresenta projeto de lei para construção de Usina Solar Municipal

Romonilson apresenta projeto de lei para construção de Usina Solar

A Câmara Municipal de Vereadores de São José do Belmonte recebeu nesta segunda-feira (17), o projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo para a construção de uma usina solar municipal. Se aprovado o projeto, o Município financiará e construirá sua própria usina solar para fornecer energia aos logradouros públicos, o custo da obra apontado pelos estudos iniciais é de seis milhões de reais e possivelmente a usina será estabelecida no Distrito do Bom Nome.
Romonilson esteve presente na sessão ordinária desta segunda-feira (17) para apresentar este projeto que está previsto para votação na próxima sessão (02/03). Na sua fala, o Prefeito comentou os números e mostrou a viabilidade do projeto, bem como destacou as economias significativas futuras para os cofres públicos: “O município gasta hoje cerca de cento e oitenta mil reais por mês de energia com a CELPE e como vamos começar a gerar a nossa própria energia, este dinheiro pago a CELPE será utilizado para financiar o projeto que será pago em 60 meses. Ou seja, daqui a cinco anos estes cento e oitenta mil que pagamos mensalmente a CELPE deixará de ser despesa para se tornar recurso para o Município”, afirmou o gestor.
Se aprovado pela maioria da Câmara, o projeto seguirá para sanção do Prefeito e posterior publicação. A partir daí serão realizados estudos de viabilidade técnica e financeira, para ocorrer a licitado do parque solar, a expectativa é que em menos de um ano a construção passará a ser realidade. “Está aí mais um projeto de grande importância encaminhado para a Câmara. Enquanto isso, só tenho a agradecer aos treze vereadores por sempre acreditarem no nosso trabalho a favor da população”, disse Romonilson.

Da Sessão ordinária

Após falar sobre o projeto, o Prefeito, aproveitou a oportunidade para responder algumas dúvidas sobre a sua gestão no Município de São José do Belmonte. Uma das perguntas foi do vereador Zeca do Detran, que questionou o porquê de o Prefeito ter construído um novo portal de entrada no Bode Assado se na Cacimba Nova já possuía um e gestor esclareceu que “a lei é clara, se o recurso federal que vem para comprar um copo, o Prefeito tem que comprar um copo, se eu comprar uma xícara eu vou ter que devolver o dinheiro. Exemplo, o recurso do Ministério do Turismo veio para a construção de um pórtico na entrada da cidade, eu só posso utilizar este dinheiro para construir um pórtico, se não construir eu tenho a obrigação de devolvê-lo”.
Outra dúvida que surgiu foi acerca do motiva de a prefeitura estar construindo tantas escolas e creches na Municipalidade, “um dos maiores calos da minha gestão e acredito que de outros prefeitos também são as vagas de empregos. Os investimentos privados no Município são pequenos, então, a única saída que tenho é investir forte na Educação. Investir em capacitação é o melhor caminho, claro que não vamos ter resultados tão breves, mas isso daqui a vinte, trinta anos trará um resultado muito importante. Isso porque o cidadão capacitado não vai mais precisar trabalhar de qualquer coisa, ele vai ser um médico, um engenheiro, um professor e se ele não conseguir um emprego aqui ele vai para os grandes centros e trabalha”, afirma o prefeito.
“Isso de investir forte em saúde e educação é uma coisa minha e ninguém tira. Não gosto de ver as pessoas passando pelas dificuldades que passei. Então, enquanto eu for Prefeito isso não vai acontecer”, finalizou o gestor.
Para saber mais sobre o projeto da usina solar apresentado pelo prefeito Romonilson Mariano, CLIQUE AQUI.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.