Romonilson abre mais um posto do Programa Saúde da Gente é inaugurado

Romonilson abre mais um posto do Programa Saúde da Gente é inaugurado

A Prefeitura de São José do Belmonte inaugurou, através da Secretaria de Saúde, o 26ª Posto do Programa Saúde da Gente. A nova unidade fica na comunidade Pau de Leite, região de Bom Nome, na divisa com o município de Mirandiba.
A secretária de Saúde, Fabiana Gomes, o coordenador do Programa Saúde da Gente, Banga, e o vereador Pablo de Laerte estiveram nesta terça-feira (24) na comunidade para apresentar a equipe de saúde aos moradores. Após a inauguração foram realizados os primeiros 20 atendimentos.
A comunidade Pau de Leite fica cerca de 40km de distância da sede e a chegada da equipe do Saúde da Gente vai melhorar bastante a qualidade daquela população. “A meta do programa é justamente essa, levar atendimento médico e medicamentos aos lugares mais distantes do município”, disse Fabiana.
A agente comunitária de saúde da localidade, Leonice, agradeceu em nome de toda a comunidade. “Parece um sonho tudo isso que está acontecendo aqui, mas é realidade. A nossa comunidade sempre foi esquecida e agora graças a força de vontade do prefeito Romonilson Mariano e o trabalho da secretária Fabiana a partir de hoje teremos médico, enfermeira e medicamentos na porta de casa”, disse.

Programa Saúde da Gente

O Programa Saúde da Gente foi idealizado pelo prefeito Romonilson Mariano, funciona desde 2017 e é mantido com recursos próprios do município.
Todos os dias 5 equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de saúde saem para zona rural onde prestam atendimento de saúde de qualidade nas 26 unidade do programa. A equipe obedece um cronograma montado pela coordenação onde são realizados diariamente cerca de 100 atendimentos, 500 por semana. “Através do programa conseguimos prevenir e identificar as enfermidades muito mais rápido, poupando e salvando vidas em todo nosso município”, disse o coordenador Banga.
Além de atender nos postos do programa, a equipe também faz atendimento domiciliar aos pacientes que não conseguem se locomover. O trabalho é feito através da articulação do agente comunitário de saúde local. “O trabalho realizado na zona rural ajuda a esvaziar as UBS e também o hospital que fica livre para as emergências”, disse Fabiana.
O Programa Saúde da Gente faz jus a fala do prefeito Romonilson Mariano quando inaugurou, na última semana, a UBS do Sítio Luiz Pereira: “Enquanto for prefeito de São José do Belmonte, prometo que nenhum pai de família vai precisar vender sua vaquinha ou sua motinha para custear despesas com medicamentos, realização de consultas ou cirurgias”, disse.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.