São José do Belmonte no Festival Internacional de Cinema Contis -França

BELMONTENSE RENATO MAGALHÃES EM MATÉRIA FRANCESA
O Festival Internacional de Cinema de Contis na França está acontecendo entre os dias 19 a 24 de junho e o Brasil está sendo representado com os Filmes do Projeto Cinema no Interior que este ano Homenageia o professor, escritor e dramaturgo brasileiro, Ariano Suassuna. Os filmes foram realizados na cidade de São José do Belmonte: 

FILMES:
O Cavaleiro de São de José (Le Chevalier de Saint Joseph, 09'21''). Sinopse: Às vésperas da Cavalhada, um vaqueiro perde seu cavalo para um Coronel fazendeiro a quem deve uma quantia de dinheiro. Frustado, o vaqueiro apela para o santo São José, encontra um cavalo misterioso vagueando pela caatinga e chega a tempo de disputar e vencer a corrida de argolas.  

A Pedra do Encantador: Ode a Ariano (Pierre de L'enchanteur : Ode à Ariano, 12'42"). Sinopse: Eis a força da tradição verdadeira, aquela na qual não nos limitamos a "cultuar as cinzas dos antepassados", mas tentamos, sim, "levar adiante a chama imortal que os animava" (ARIANO SUASSUNA, Discurso de posse na Academia Brasileira de Letras).

Os filmes têm como pano de fundo as manifestações folclóricas e culturais de uma região muito rica histórica e culturalmente, no município de São José do Belmonte, estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. 

Os filmes apresentam manifestações folclóricas como: a Cavalgada à Pedra do Reino, a Cavalhada Zeca Miron, reisado do Mestre João Cícero, Grupo de Bacamarteiros do Pajeú, e a própria geografia e o centro histórico da cidade. 
Como fio condutor os filmes são livremente alimentados pela rememoração da vida e obra do escritor, poeta, dramaturgo e professor Ariano Suassuna - Idealizador do Movimento Armorial e autor das obras Auto da Compadecida; Uma Mulher Vestida de Sol; O Castigo da Soberba; A Farsa da Preguiça; O Casamento Suspeito;  O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta; Romance do Dom Pantero no Palco dos Pecadores.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.