Romonilson Mariano fala sobre os bons resultados do programa saúde da gente em São José do Belmonte


O prefeito de São José do Belmonte Romonilson Mariano, faz balanço dos avanços na saúde do povo belmontense, através do programa saúde da gente.
O programa saúde da gente foi criado com exclusividade neste município, ideia que saiu da cabeça do próprio prefeito e executado por toda equipe da secretaria de saúde.
Está completando um ano que o programa saúde da gente foi lançado, agora chegou a hora da avaliação, de vermos os resultados.
O programa que foi idealizado por mim, discutido com a secretaria Fabiana, com o técnico em saúde Valternir, onde enviamos o projeto para Câmara e os vereadores entendedores da situação do município, aprovaram por unanimidade o projeto.
Eu idealizei esse programa, porque conheço de perto o sofrimento do povo da Zona Rural, porque foi de lá que eu vim, todo mundo é conhecedor, da dificuldade que tem o morador da Zona Rural de procurar um médico, so procura quando já está nas ultimas.
Quando eu criei o programa eu tinha certeza que ele iria dar certo, mais não esperava que daria tantos resultados como vem dando.
Os resultados estão ai, já foram detectados mais de 30 casos de câncer, casos de hanseníases, tuberculose, que muitos pensavam que não existia mais, existe é porque o morador da Zona Rural, é acomodado quando o assunto é se tratar e o saúde da gente foi criado para ir atrás do problema.
Já foram contabilizados mais de 10 mil atendimentos nesses onze meses de existência, quando o programa identifica um caso de câncer, o paciente é levado para regulação do município, onde em seguida o mesmo é submetido a tratamento de imediato.  Antes quando o câncer era identificado em um paciente desse, o caso já estava irreversível, mas agora através do programa, muita coisa tem mudado.
Quem trabalha com saúde sabe, que quanto mais você procura a doença, mais gera despeças, mais eu quero é ver os belmontenses, tendo mais oportunidade de vida, tratar da sua saúde enquanto tem jeito, isso tem gerado despeças? Tem sim, isso não importa, a gente economiza onde tiver de economizar, mais o nosso povo precisa de saúde gente!
A gente montou aquela casa de apoio em Recife, triplicou as despeças anteriores, mais estamos conseguindo mante-los, e acho que bem, e vamos continuar, lutando por dias melhores para o nosso povo, finaliza o prefeito.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.