Dia 02 de outubro de 1890 era decretado a emancipação politica de São José do Belmonte

A DATA DE HOJE, 02 DE OUTUBRO DE 2017, ASSINALA OS 127 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Por Valdir José Nogueira
Estabelecida a vila de São José de Belmonte, aí se deu a sua Emancipação Política. Este acontecimento histórico ocorreu no dia 02 de outubro de 1890. Foi quando Belmonte deixou de ser tutelado pelo município-mãe, Serra Talhada. A partir daí se deram as primeiras eleições para a intendência (a prefeitura) e para o conselho municipal (câmara de vereadores). Com estes dois poderes de governança constituídos, ou seja, o executivo (intendência) e o legislativo (conselho), a vida do povo de São José de Belmonte passou a ser autoconduzida. Em outras palavras, estava criado um novo município, tendo sido instalado solenemente no Paço da Intendência Municipal da Vila de São José de Belmonte no dia 15 de novembro de 1890. Para administrá-la até a primeira eleição, foi nomeada uma junta administrativa, presidida ou chefiada por José Sebastião Pereira da Silva (Presidente Intendente). Os demais integrantes eram: Antônio Gomes de Sá (Intendente) e José Pereira de Aguiar (Intendente). Consequentemente, três anos depois se deu a sua AUTONOMIA POLÍTICA no dia 26 de junho de 1893, desta forma, Belmonte adquiriu autonomia legislativa com base na Constituição Estadual e no art. 2º das disposições gerais da Lei Estadual nº 52 (Lei Orgânica dos Municípios), de 03 de agosto de 1892, promulgada durante o governo de Alexandre José Barbosa Lima. Por força dessa lei o município foi dividido em três distritos:
1º DISTRITO – (sede) – Com a mesma denominação da Vila, compreendendo o primeiro, o segundo, e o terceiro quarteirão: Belmonte, Olho d’Água e Coroas.
2º DISTRITO – Com a denominação de Boqueirão, compreendendo o quarto, o quinto quarteirão até a Fazenda São Gonçalo cortando rumo direto a Fazenda Posse, Fazenda Mandacaru, Cachoeira e seguindo o rumo direto até onde encontrar com o município de Salgueiro.

3º DISTRITO – Com a denominação de Santa Maria, compreendendo o sexto quarteirão de Pedra Branca, o quinto quarteirão de Terra Nova até a Fazenda Olho d’Água, Mata Verde, Fazenda Caruru seguindo riacho acima da Fazenda Barreiros.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.