Vereadora Josivânia Ribeiro celebra projeto que transforma o Baobá do Sítio Santa Cruz em Patrimônio Cultural Vivo


A vereadora Josivânia Ribeiro Cruz Souza celebrou o avanço do Projeto de Lei 10/2025, de sua autoria, que reconhece o Baobá do Sítio Santa Cruz como Patrimônio Cultural e Turístico Vivo de São José do Belmonte. A proposta visa preservar e valorizar esse símbolo natural e histórico, considerado um verdadeiro marco identitário para a comunidade local.

Durante a última sessão legislativa, o projeto esteve prestes a ser aprovado. No entanto, a pedido do vereador Ediógenes de Carvalho, foi sugerida a inclusão de uma emenda ampliativa, visando contemplar também outros pontos turísticos e culturais do município. A proposta será apreciada em uma próxima sessão, com o consenso de que a aprovação do projeto da vereadora Josivânia é praticamente certa, já que despertou um novo olhar sobre o patrimônio local.

Josivânia destacou que sua iniciativa reforça o respeito à natureza, à ancestralidade e à memória coletiva de São José do Belmonte, estimulando uma consciência preservacionista entre os parlamentares e a população. Ela também reconheceu que a proposta contribuiu para despertar o interesse do Legislativo por outras riquezas históricas e ambientais do município.

O vereador Ediógenes, inspirado pelo debate, sugeriu ampliar a iniciativa para incluir locais como a Cachoeira, o Cristo do Sítio Olho D'Água, as casas de farinha do Sítio Cabaças, a Casa de Pedra de Lampião, que é fonte Pesquisa das histórias sobre o cangaço, a Barragem das Traíras, entre outros pontos que compõem o mosaico turístico e cultural belmontense.

Recentemente, o vereador Paulo Pereira também teve aprovada a proposta que reconhece o Monte de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como Patrimônio Histórico Municipal, evidenciando um movimento crescente de valorização da identidade local dentro da Câmara de Vereadores.

A expectativa é que, na próxima sessão, o projeto de Josivânia seja aprovado com a devida ampliação, marcando um passo importante para a proteção do legado natural e cultural de São José do Belmonte.


0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.