Nesta quarta-feira (18), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, utilizou suas redes sociais para homenagear o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), que completou 94 anos de vida. Em uma mensagem repleta de respeito e gratidão, Marina destacou a relevância histórica, política e intelectual de FHC para o Brasil.
“Desejo que ele tenha passado com alegria e tranquilidade o dia de hoje”, escreveu a ministra, ressaltando que a idade deve ser celebrada com o merecido sossego do lar, cercado de cuidados e afeto familiar.
Reconhecido como um dos principais líderes políticos do país, Fernando Henrique foi lembrado por Marina não apenas por suas muitas realizações como presidente da República, senador e sociólogo, mas também por sua postura ética e democrática, especialmente na transição presidencial de 2003, quando passou a faixa para o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
“Fernando Henrique passou a faixa presidencial ao seu principal opositor, o Presidente Lula, depois de um período de transição exemplar, aceitando sem contestações o resultado da eleição e dando uma lição de civilidade que deveria ser o modelo seguido”, destacou Marina.
A ministra, que foi líder da oposição no Senado durante o governo FHC, reconheceu a coerência e a contribuição do ex-presidente para a consolidação da democracia no país. Ela também valorizou o legado do ex-presidente na área ambiental, mencionando avanços importantes alcançados com seu apoio, especialmente a proteção de áreas da Amazônia e a consolidação de políticas ambientais a partir da Constituição de 1988.
“Na causa a que tenho dedicado minha vida, a defesa do meio ambiente, reconheço avanços fundamentais com seu apoio, particularmente a fixação em 80% de proteção ambiental em propriedades na Amazônia”, escreveu.
Marina finalizou a homenagem com uma mensagem de fé, desejando bênçãos a Fernando Henrique Cardoso: “De coração dou-lhe parabéns e rogo a Deus que lhe conceda as bênçãos da merecida tranquilidade, do abraço de seus familiares, da homenagem íntima e sincera de seus muitos amigos.”
A publicação contou com a imagem do ex-presidente cedida pela Fundação FHC.
0 Comentários
Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.