Há 57 anos, a Pedra do Reino torna-se símbolo oficial do município de São José do Belmonte



Por representar a história, tradição, cultura e riquezas econômicas locais, bem como as expectativas futuras da população em direção ao progresso, há 57 anos, a PEDRA DO REINO foi transformada em símbolo oficial municipal, quando o prefeito José Alencar de Carvalho resolveu criar a Bandeira de São José do Belmonte. Um símbolo próprio que enriquecesse e evidenciasse gráfica e esteticamente o atrativo principal do município. A bandeira materializou-se através da Lei Nº 314, de 30 de dezembro de 1967, sendo aprovada pela Câmara Municipal, dispondo a mesma das características seguintes de acordo com o seu Art. 1°:

a) O branco como significação dos nossos algodoais;

b) O amarelo representando o milho, produto de alto cultivo em nossa região;

c) O chumbo é o ferro do seu ângulo, apontando as riquezas dos nossos minérios, que soergue e eleva os nossos lastros econômicos e financeiros;

d) Contendo ainda para simbolizá-la, a imagem da PEDRA DO REINO, que indica um dos nossos fatores históricos do Município; observando-se, no mesmo aspecto, a árvore da maniçoba, um dos super produtos nativo da nossa balança econômica.

A lei que criou a bandeira no seu Art. 2° instituiu o dia 12 de outubro como data comemorativa do Dia da Bandeira do Município.

Anos depois, o prefeito José Carvalho Sobrinho, através da Lei Nº 618 de 12 de abril de 1986, procedeu com algumas alterações na Bandeira do Município. No Art. 4º da referida lei: “A Bandeira de nosso Município passa a ter estampada em seu corpo as seguintes características:

PRIMEIRO: Ao alto, a coroa em cor amarela, com contorno em cor preta.

SEGUNDO: Ladeando nosso símbolo principal, nossos produtos agrícolas, o milho e o algodão, nas cores verde com o contorno em preto.

TERCEIRO: Abaixo, faixa na cor amarela, com contorno em preto, estampando em seu corpo a data de autonomia política do Município e o seu nome na cor preta.

QUARTO: Ao centro, escudo representado com o nosso símbolo principal A PEDRA DO REINO, com suas características originais." 


Valdir José Nogueira de Moura

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.