Raquel Lucas lança o livro "Educação Profissional na ETE Pedro Leão Leal: Memórias, acesso e permanência" em São José do Belmonte

 


No universo literário, a jornada de um autor não termina quando a última palavra é escrita ou quando a primeira cópia é impressa. Na verdade, um novo capítulo se inicia: lançamento de livro. A Professora e Coordenadora Pedagógica da Escola Técnica Pedro Leão Leal, Raquel de Andrade Lucas Magalhães lançou seu livro intitulado: Educação Profissional na ETE Pedro Leão Leal: Memórias, acesso e permanência. O livro é fruto do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pelo Instituto Federal Sertão Pernambucano-Salgueiro-PE. De acordo com a autora o livro aborda uma pesquisa na ETE Pedro Leão Leal, sobre o ensino médio integrado à educação profissional da Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal - ETE, de São José do Belmonte-PE, sob o ponto de vista, memória, acesso e permanência e apresentou como produto educacional um aplicativo “VI ETE” que poderá contribuir com a qualificação da referida escola. Justifica-se a investigação considerando a experiência da autora na educação profissional técnica de nível médio da Secretaria Executiva de Educação integral e Profissional de Pernambuco, desde o início de sua implantação, em 2015, até o momento da realização deste estudo. A metodologia empregada foi um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestor, professores e pais dos alunos. Recorreram-se, também, a questionário semiaberto, às pesquisas documentais para levantar o registro histórico institucional e seu contexto na Educação Profissional. Este trabalho foi fundamentado nos pressupostos teóricos de autores como Costa (2000, 2008), Freire (1996), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012), Kuenzer (1989), Marx (2013) e Saviani (2007). Observou-se, na análise, que o ensino médio integrado à educação profissional é fator decisivo na escolha do estudante para cursar o ensino médio na ETE, e os fatores mais recorrentes como, “estrutura física, organização e limpeza da escola”, “valorização do curso técnico”, o estímulo aos estudantes a participarem das avaliações externas (SAEB, SAEPE E ENEM, vestibulares, olimpíadas, projetos e concursos), “preparação para o ensino superior”, “mercado de trabalho” e “os valores, respeito, honestidade e solidariedade” foram os que mais contribuíram para o ingresso e a permanência dos alunos na ETE Pedro Leão Leal. Ao final, foi apresentado o produto educacional, um aplicativo como proposta de intervenção que poderá ser adotado pela ETE e replicado para rede das escolas técnicas estaduais da Secretaria de Educação de Pernambuco, em prol da qualificação da política de educação integral e profissional.

 

 

Raquel de Andrade Lucas Magalhães

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