Outra mudança vai acontecer no número de candidatos. Até 2020, os partidos podiam lançar até 150% do número de vagas da Câmara dos Vereadores local. Se o município elege 13 vereadores, então a legenda podia ter até 19 candidatos.
Já em 2024 os partidos terão um limite muito menor. De acordo com a nova legislação, as legendas poderão ter um candidato a mais que a oferta de cadeiras na Câmara dos Vereadores. Se há 13 vereadores na cidade, cada sigla poderá ter 14 candidaturas.
Uma regra que pode mobilizar as disputas em 2024 é o novo cálculo para o preenchimento das vagas de sobra. A partir do ano que vem, as sobras só serão disputadas por partidos que alcançarem mais de 80% do quociente eleitoral. A nova medida evita que candidatos de partidos menores, alavancados por uma única candidatura puxadora de votos, consigam mais cadeiras no legislativo. Dessa forma, as legendas maiores, com um conjunto consistente de campanhas, devem ser favorecidas.
O grupo do atual prefeito Romonilson Mariano, terá que montar duas chapas, para dar suporte a quantidade de candidatos que almejam disputar uma vaga na casa legislativa em 2024.
Agora a pouco foi confirmado a volta do ex- presidente da câmara e atual secretário de serviços públicos Sargento Diniz, para disputar as eleições deste ano.
Sargento Diniz, afirmou que bateu o martelo, após uma conversa com o prefeito Romonilson Mariano, afirmando que está a disposição do grupo.
Vou aguardar a sinalização do prefeito, em qual partido político iremos trilhar, só digo uma coisa, com ou sem mandato, nunca parei de trabalhar pelo o meu povo, estou pronto, vamos a luta, disse Diniz.
0 Comentários
Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.