A necessidade de ampliação da rede de atenção à saúde maternoinfantil em Pernambuco foi tema da fala de Luciano Duque (Solidariedade). O deputado apontou que muitos municípios ainda não contam com atendimento médico obstétrico e ginecológico, nem com leitos de UTI neonatal, levando gestantes e mães a terem de viajar centenas de quilômetros para dar à luz ou realizar procedimentos. Ele ressaltou que, por causa dessa deficiência no sistema, o número de mortes de mulheres após o parto ou de crianças recém-nascidas é alarmante. “É um absurdo se permitir um crime contra as mães e as crianças pernambucanas por falta de assistência”, externou.
O parlamentar destacou que o Governo Estadual deverá amenizar a situação com a construção de novas maternidades nos municípios de Caruaru, no Agreste Central; Garanhuns, no Agreste Meridional; Serra Talhada, no Sertão do Pajeú; Ouricuri, no Sertão do Araripe; e uma unidade na Região Metropolitana do Recife. Mas, para ele, é preciso aportar recursos para que os municípios menores possam manter equipes especializadas no atendimento à mulher.
0 Comentários
Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.