Familiares e amigos se despedem de Antônio Carlos Figueira - Arthur Mota/Folha de Pernambuco
O médico e ex-secretário de Saúde, Antônio Carlos dos Santos Figueira, foi velado na manhã deste domingo (24), na capela do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife. Figueira morreu no último sábado (23), aos 63 anos. Ele enfrentava um tratamento de câncer desde 2021.
O sepultamento aconteceu no Cemitério de Santo Amaro. O momento foi restrito para familiares. Antônio deixou um legado de suas atuações em diversos governos e presidindo instituições importantes da medicina pernambucana.
Familiares e amigos estiveram presentes no velório e se despediram de Figueira. O irmão de Antônio, Fernando Figueira, destacou a importância do IMIP para a saúde pernambucana.
“Antônio Figueira recebeu o legado do professor Fernando Figueira, do meu pai, e retransformou o IMIP nesse maior hospital filantrópico 100% SUS do Brasil, com mais de 1 mil leitos. E esse legado vai estar vivo em cada paciente que é atendido aqui, cada profissional que aqui trabalha, sob a ótica de poder sim fazer um sistema de saúde inclusivo, equitativo e integral. Ele conseguiu transferir muito do que existe da visão do SUS para dentro do IMIP. Por isso, eu tenho certeza que o IMIP é um grande presente para o povo de Pernambuco e a responsabilidade de mantê-lo é de todos nós”, disse Fernando.
A presidente do IMIP, Silvia Rissin, afirmou que Antônio Carlos Figueira foi um continuador da obra que o pai deixou como legado para os que trabalham no local e para a população que é assistida.
0 Comentários
Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.