Entrevista: Psicanalista Edla Caldas fala sobre o Setembro Amarelo em São José do Belmonte



 Na manhã desta última terça feira (19), a psicanalista, Edla Caldas participou do programa Geo Belmonte Notícias, para falar sobre a campanha do “Setembro Amarelo” e a importância do cuidado com a saúde mental.

Apesar dos números preocupantes, o suicídio ainda é um tabu e, por isso, a importância de um mês dedicado a discutir e promover ações a respeito desse problema de saúde pública. Segundo a psicanalista Edla Caldas, a conscientização sobre o assunto ajuda no acolhimento de pessoas que precisam de suporte emocional, evitando discursos preconceituosos e sem efetividade.

A maioria dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, como a depressão, ansiedade e bipolaridade. No entanto, como aponta a psicanalista, o pensamento ou comportamento suicida também pode ser desencadeado em pessoas que não possuem distúrbios.

“Nem sempre uma pessoa com pensamento e comportamento suicida precisa de um transtorno mental para o ato, algumas pessoas podem tentar tirar sua vida de forma desesperada, em função da morte de um ente querido, na descoberta de uma doença incurável, de perda muito significativa de dinheiro, status ou poder, por exemplo”.

De acordo com Edla, antes de tudo, é necessário que a pessoa com ideação suicida reconheça que precisa de ajuda. Em seguida, ela deve buscar tratamento com os profissionais da área da psicologia e psiquiatria.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.