Eduardo da Fonte está de olho no Senado

 


A vez de Dudu da Fonte

Por Houldine Nascimento – interino

Dos partidos da Frente Popular que pleiteiam a vaga no Senado, o único que se manteve fiel ao PSB nestes 15 anos de governança em Pernambuco foi o Progressistas. Muito disso se deve ao presidente estadual da legenda, o deputado federal Eduardo da Fonte, no comando desde 2008.

Ele terá uma audiência com governador Paulo Câmara (PSB), na tarde de hoje, no Palácio do Campo das Princesas. O assunto prioritário é a sucessão do Governo, que passa pela escolha de um nome socialista como candidato. O encontro abre margem para que Dudu da Fonte – como também é conhecido no meio político – ratifique seu desejo de chegar à Casa Alta.

Curiosamente, o PP nunca disputou uma eleição majoritária pela Frente Popular. O momento pode ter chegado este ano. “Principalmente pelo que o Progressistas representa no Estado. Nós temos 11 deputados estaduais, 18 prefeitos e o terceiro maior tempo de rádio e TV do país. Então, nós temos um partido consolidado”, enumera Da Fonte ao Blog.

“A primeira escolha é do candidato a governador, que tem que participar da montagem da chapa, dos nomes para vice e Senado”, completa o deputado, que diz estar tranquilo sobre o processo. Eduardo da Fonte também reforça que tem uma relação “muito boa” com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem vem conversando. Em agosto do ano passado, o parlamentar se reuniu com o líder petista no Recife.

O mandatário do PP terá liberdade para construir alianças em 2022, apesar de o partido compor a base do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele lembra de cenário semelhante em 2018, quando a então senadora gaúcha Ana Amélia (PP) foi a vice de Geraldo Alckmin (ainda no PSDB) na disputa à Presidência da República. Mesmo assim, Da Fonte apoiou o candidato do PT, Fernando Haddad.

A fidelidade canina à Frente Popular e a afeição por Lula podem, enfim, recompensar Dudu da Fonte e o papel desempenhado pelo PP na base socialista.

De berço – Filho de Eduardo, o estudante de Direito Lula da Fonte, 21 anos, pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Assim, preenche o espaço a ser deixado na Casa do povo pelo pai, que está no quarto mandato consecutivo. O jovem é vice-presidente do Progressistas em Pernambuco. A ligação com a política também vem do avô materno, o ex-governador Carlos Wilson, falecido em 2009.

Aceno aos Collins – Pai e filho elogiaram a vereadora do Recife Michele Collins e o deputado estadual Cleiton Collins (ambos do PP). Do segmento evangélico, o casal tem feito movimentações pró-Bolsonaro. “Isso é um posicionamento normal em um partido grande. Ela (Michele) apoiou João Campos [prefeito do Recife]”, lembra Dudu. “O slogan da nossa sede é ‘oportunidade para todos’ e não impomos nada a ninguém. O pastor Cleiton Collins é nosso amigo e vamos caminhar juntos. Ele e Michele têm nosso reconhecimento”, completa Lula.

Projeção otimista – Eduardo da Fonte prevê um crescimento do Progressistas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde tem a segunda maior bancada, ficando atrás somente do PSB – que tem 12 representantes –, e na Câmara dos Deputados, hoje com dois parlamentares. “Nós pretendemos passar de 11 para 15 deputados na Alepe e eleger entre quatro e cinco federais”, explicou o mandatário do PP.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.