Solaprime: A melhor empresa de energia solar do Brasil, já está operando em São José do Belmonte

,

 


Se você quer aproveitar as vantagens de usar energia solar em uma empresa, provavelmente já pesquisou sobre os diferentes tipos de soluções, como on-grid e off-grid. Porém, muito se tem falado sobre o uso do sistema solar híbrido, que pode oferecer ainda mais benefícios, ao unir o melhor dessas duas opções. 

No post a seguir, confira como ele funciona e por que vale a pena usá-lo em uma empresa. Além disso, saiba como escolher o melhor para você. Boa leitura! 

Afinal, o que é um sistema solar híbrido e como funciona? 

Se no sistema on-grid, os painéis fotovoltaicos estão ligados à rede, e no off-grid, estão fora dela e funcionam com baterias, o sistema solar híbrido é uma mescla dos dois. Nesse caso, ele tem uma formação parecida com as outras duas soluções.

Ou seja, assim como no uso tradicional, depois de captar os raios solares nas placas, o inversor transforma essa energia em corrente, que é usada nas necessidades da empresa. Porém, o híbrido se difere quanto à destinação da energia excedente. 

Isso porque, enquanto o off-grid pega essa energia e a armazena em baterias e o on-grid a lança na rede, o sistema híbrido fará os dois processos. Assim, uma parte pode retornar à rede e outra parte vai para um carregador, que a guarda em baterias para uso posterior. 

Bi-modal ou All in one? 

O sistema solar híbrido também pode ser de diferentes tipos, conforme os equipamentos utilizados em sua composição. De forma geral, existem dois tipos: Bi-modal e All in one. 

Bi-modal 

No sistema bi-modal, existe apenas um inversor ligado à rede e ao sistema de baterias. Nesse caso, ele pode alternar entre consumir diretamente dela ou usar o armazenamento, que funciona como uma espécie de reserva. 

Além disso, as baterias são carregadas diretamente do sistema de energia elétrica tradicional, tendo cargas sempre disponíveis. Porém, estando diretamente ligadas, não ocorre o processo de transferência de energia excedente para a rede e a geração de créditos. 

All in one 

Já o All in one funciona com dois inversores: um autônomo e um interativo. Além disso, também tem um banco de baterias e outros equipamentos, como retificadores, também podem ser incluídos. 

Sobre seu funcionamento, ele é indicado para empresas que devem ter funcionamento de equipamentos sem interrupção, como é o caso em hospitais e servidores de informática. Em relação ao projeto, também pode ser ampliado, conforme a necessidade do local. 

Por que usar o sistema solar híbrido em empresas? 

O sistema solar híbrido apresenta diversas vantagens. Veja algumas delas a seguir e saiba por que ele pode ser a sua escolha ideal! 

Economia 

Você já sabe que o uso de energia solar promove economia na conta de energia. Aliás, esse número pode chegar a até 95% dos gastos com energia elétrica, usando o sistema on-grid, que permite a geração de créditos solares.  

Porém, no sistema híbrido o valor poupado na conta pode ser ainda maior, pois como a energia armazenada pode ser usada à noite, geralmente o horário em que se gasta mais, é possível conseguir uma boa economia, já que é possível não usar a rede.  

Já em empresas, que costumam ter seu expediente durante o dia, o uso de energia excedente vai para a rede no sistema All in one e pode ser convertido em créditos solares

Eficiência na geração de energia 

No sistema híbrido, a eficiência na geração de energia pode ser ainda maior, já que usa os dois sistemas. Com isso, é possível conseguir um melhor funcionamento de equipamentos e contar com uma fonte sempre acessível. 

Armazenamento de energia 

Uma grande vantagem do sistema híbrido é contar com o armazenamento de energia, geralmente, feito em baterias. Dessa forma, é possível ter uma reserva em casos de necessidade. Além disso, o sistema híbrido oferece mais segurança, pois, devido ao armazenamento, nenhum equipamento sofre com possíveis quedas de energia. 

Disponibilidade 

À noite, quando o sistema não capta a energia do sol, é possível utilizar a rede. Porém, caso ela também sofra algum apagão, haverá a energia das baterias, que poderá ser acionada para suprir as demandas. Dessa forma, o sistema híbrido oferece uma disponibilidade maior. 

Independência 

Para quem preza por independência com o sistema de energia solar, usar o híbrido é uma forma de suprir qualquer necessidade, exatamente por estar ligada à rede e à bateria. Nesse caso, ainda que haja uma crise energética, o armazenamento poderia garantir um maior tempo de uso de energia. 

Uso ponderado da rede 

Com o sistema de armazenamento, é possível controlar melhor o uso da energia da rede elétrica. Com isso, a economia pode ser ainda maior, já que você pode optar por usar a reserva e poupar da rede em momentos de alto custo.

Como escolher o sistema solar híbrido ideal? 

Como você viu, o sistema solar híbrido apresenta diversas vantagens. Porém, também é preciso atenção a alguns fatores, que podem tornar o seu custo mais elevado inicialmente, em comparação ao sistema tradicional on-grid e off-grid: 

  • é preciso uma boa estrutura e planejamento para instalar o híbrido; 
  • é necessário se preparar para trocar baterias, pois duram menos que os módulos; 
  • pode ser preciso um espaço maior para as peças que vão armazenar energia; 
  • a manutenção será um processo um pouco mais complexo, já que tem mais componentes. 

Sendo assim, para escolher o sistema ideal é preciso avaliar as suas necessidades e os tipos de equipamentos que serão utilizados. Além disso, é importante pensar em quanto tempo eles devem ficar ligados. 

Outro ponto importante também é contar com uma empresa de confiança, que seja capacitada a desenvolver o projeto correto e oferecer bons equipamentos para o seu sistema fotovoltaico, como a Solarprime. 

Com uma equipe de mais de cem engenheiros e com unidades em todo o Brasil, oferecemos o sistema on-grid para que você possa aproveitar as melhores vantagens dos créditos solares. Além disso, com as soluções de sistema solar híbrido, é possível ter energia disponível em todos os momentos em que você precisar. 

Gostou do post? Fale com a solaprime de São José do Belmonte e descubra como podemos criar a melhor solução para você! 

Letícia Alencar  87 9 9173-6424



0 comentários:

Postar um comentário