Poeta Francinaldo Oliveira será homenageado nesta quarta feira (29) no programa "De Repente na Rede" no Estado da Paraíba

,

 


A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (29), mais um programa da série De Repente na Rede, versão alternativa do projeto De Repente no Espaço. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov ). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Francinaldo Oliveira (PE).

Francinaldo Oliveira nasceu em Serra Talhada (PE), residindo atualmente em São José do Belmonte (PE). Há mais de 25 anos, ele realiza trabalhos de difusão da cultura popular, como poeta e repentista, e cantorias de pé de parede, especialmente nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba. É conhecido pelos repentes de improviso, canções, cantorias, festivais e programas de rádios, tendo participado, ainda, de programas televisivos e de festivais de violeiros repentistas em Caruaru (PE), Serra Talhada (PE), Juazeiro do Norte (CE), Caririaçu (CE), São José do Belmonte (PE), Petrolina (PE), Campina Grande (PB) e Teresina (PI).

Desde julho de 2015, a Funesc realiza o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado. 

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino. 

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias. 

 Serviço 

De Repente na Rede 

Quarta-feira, 29/09/2021, às 19h 

Homenageado: Francinaldo Oliveira (PE)

Apresentação: Iponax Vila Nova 

TV Funesc: www.youtube.com/TVfunesc

0 comentários:

Postar um comentário