Madferro: Conheça tipos de madeira e acerte na construção da sua casa

 Conheça tipos de madeira e acerte na construção da sua casa

Conheça tipos de madeira e acerte na construção da sua casa




Você está pensando em construir uma casa de madeira? É uma ótima escolha! Além de bonita, a madeira é uma matéria-prima versátil e muito resistente, que confere um ar de aconchego ao imóvel. E ainda tem outra vantagem: a madeira funciona como um isolante térmico natural, por isso, sua casa não ficará tão gelada no inverno e nem tão quente no verão.

Nesse post, você vai saber mais sobre tipos de madeira mais indicados para a construção civil. Continue a leitura e confira:

Tipos de madeira mais indicados para construção

Existe uma grande diversidade de madeiras e, em função de suas características, algumas são mais indicadas que outras para a construção de um imóvel. Veja a seguir!

Angelim

É um tipo de madeira bastante conhecido e usado no Brasil, principalmente na fabricação de móveis, por ser de fácil acabamento. Na construção civil é utilizada em vigas, caibros, assoalhos, forros, portas, caixilhos, ripas e outros. 

De cor castanha, com tons que variam entre o claro e o escuro, é durável e resistente ao ataque de fungos e insetos. Porém, não é muito resistente em relação a brocas marinhas.

Maçaranduba

É uma madeira dura e muito resistente à umidade, fungos e cupim. Bastante utilizada em marcenaria e na construção de móveis de alta qualidade, também é indicada para edificação de estruturas externas.

De cor castanho-avermelhada, é perfeita para uso em telhados, decks, assoalhos e estruturas como vigas e caibros. Por ser dura, oferece certa dificuldade para ser trabalhada.

Cedrinho

Possui cor marrom-avermelhada e é uma madeira leve, apesar de resistente. Fácil de ser trabalhada, é indicada para portas, caixilhos, forros, lambris. Também é muito usada na construção de móveis.

Tem boa durabilidade e resistência contra umidade e insetos, podendo ser usada em ambientes internos e externos da casa.

Canelão

Bastante utilizada na fabricação de móveis e na construção civil, em forros, esquadrias, vigas, caibros e outros. É durável e resistente em relação à umidade e a microrganismos. De cor castanho-amarelada, tem superfície lisa, fácil de ser trabalhada.

Garapeira

É matéria-prima muito usada na fabricação de móveis e na construção civil, principalmente em assoalhos, vigas, caibros, venezianas, portas e caixilhos. De cor bege-amarelada, é resistente ao cupim de madeira seca, porém não apresenta muita resistência quanto aos fungos apodrecedores.                                

Itauba                                                                               

Indicada na fabricação de móveis e na construção civil, para uso em decks, pisos, como tábuas ou tacos, vigas, caibros, janelas, treliças e batentes. Tem cor castanho-esverdeada e, apesar de difícil de ser trabalhada, permite um bom acabamento.

Cambará

É uma madeira resistente à água, muito usada em coberturas e telhados de casas. Também é utilizada em vigas, caibros, esquadrias e estruturas secundárias.

Tem cor clara castanho-avermelhada, é fácil de ser trabalhada e permite um bom acabamento. Possui resistência moderada a cupins-de-madeira-seca.

Araucária

Na construção civil a madeira de Araucária é usada em coberturas, forros, pisos e esquadrias. Possui cor clara amarelada e tem pouca resistência ao ataque de fungos e cupins, porém pode ser facilmente tratada.

Pinus

De tonalidade clara, é fácil de ser trabalhado e muito utilizado na fabricação de móveis e na construção civil, em forros, ripas e rodapés. Possui boa resistência ao ataque de cupins e fungos. Por ser madeira de reflorestamento, é considerada ambientalmente correta.

Eucalipto

É uma madeira bastante durável, resultante de reflorestamento, que não causa danos ambientais. É bastante utilizada no setor moveleiro, pois possibilita bom acabamento.

Na construção civil, é usada em estruturas, como pergolados, vigas e caibros. Naturalmente não possui muita resistência a cupins, mas pode ser tratada com anti-cupim.

Já que você conhece todos os tipos de madeiras. Aproveite e fale com a MADFERRO São José do Belmonte! Temos a solução perfeita em madeiras para a construção da sua casa dos sonhos. Qualidade e Durabilidade. Clique aqui

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.