Cultura: Escola Dinâmica realiza carnaval com baile a fantasia no espaço varanda em São José do Belmonte


A celebração do carnaval é uma das festas mais características da cultura brasileira. Os tradicionais bloquinhos, o samba, o desfile das escolas, músicas, cores e alegria dessa época do ano retratam uma parcela muito importante do nosso cenário cultural.
Apesar de o Brasil ser conhecido como o país do carnaval, a festa não foi criada aqui, tampouco é uma criação contemporânea. As origens da festa estão ligadas à Antiguidade Grega, Romana e da Mesopotâmia.
Entretanto, as celebrações que inspiraram a festa atual eram consideradas pagãs, ou seja, isentas dos fundamentos do cristianismo. Acredita-se que algumas delas tenham sido fundamentais para a evolução do carnaval, até que ele adquirisse o formato conhecido atualmente.
As saceias e os rituais do equinócio da primavera, antecedentes ao início de um novo ano, eram festas realizadas na antiga Babilônia. Em comum, elas tinham o caráter de subversão dos papéis sociais. Em uma, algum prisioneiro assumia temporariamente o lugar do rei e em outra, o rei era surrado na frente de seus súditos.
Também de caráter pagão, as festas greco-romanas em homenagem ao deus do vinho, Baco para os romanos e Dionísio para os gregos, ficaram marcadas na história pela completa entrega aos prazeres carnais.
As Saturnálias e as Lupercálias realizadas em Roma, aconteciam nos meses de dezembro e fevereiro, respectivamente. Ambas duravam vários dias e eram regadas a comidas, vinho e dança.
Conforme a Igreja foi se consolidando e aumentando sua influência diante da sociedade, essas festas, e principalmente a inversão de papéis nelas contida, foram duramente questionadas.
Como forma de enquadrar as celebrações ao calendário católico, a partir do século VIII, com a instituição da quaresma, as festas começaram a ser realizadas nos dias anteriores a esse período. O objetivo era que as pessoas vivessem todos os seus excessos para iniciar de forma séria os dias de penitência.
A partir daí, em cada parte do mundo, e em cada época, o carnaval adquiriu suas características próprias. No Brasil, por exemplo, a festa teve início com os colonos portugueses, e no decorrer do tempo os elementos tradicionais que conhecemos hoje foram ganhando cada vez mais espaço.
A Escola Dinâmica realizou um lindo baile no espaço varanda, na Rua São Vicente no Centro de São José do Belmonte.
Porem o mais importante para a escola é trabalhar o tema carnaval, com o objetivo de trazer para seus alunos, o aprendizado da cultura popular do nosso pais, mostrando que o carnaval, não é somente o que a grande mídia mostra.
 Sendo necessário ressaltar que os principais símbolos do carnaval são manifestações autênticas da cultura popular, por isso, é tão importante conhecer suas raízes, influências e evolução com o objetivo de esclarecer os seguintes temas abaixo.
  • Conhecer as origens do carnaval e como a celebração é feita ao redor do mundo;
  • Perceber como a evolução do carnaval brasileiro fez com que ele se consolidasse como o maior do mundo;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Estimular a imaginação;
  • Desenvolver a percepção auditiva e rítmica;
  • Expressar a criatividade por meio de atividades artísticas;
  • Reconhecer as manifestações do carnaval como parte importante da cultura e tradição brasileira;
  • Trabalhar a expressão corporal;
  • Estimular o gosto pela leitura e escrita;
  • Proporcionar momentos de liberdade criativa e auto-expressão.



























































0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.