São José do Belmonte realiza Fórum Comunitário Selo Unicef e debate ações em prol das crianças e adolescentes


A programação do Fórum constou de apresentações da metodologia do Selo, do diagnóstico da situação das crianças e adolescentes de São José do Belmonte, e da proposta de Ação do Núcleo de Apoio ao Adolescente (Nuca). Em seguida, o tempo foi reservado para os trabalhos em grupo e para debater os temas expostos. O evento aconteceu na Casa das Juventudes, nesta quinta-feira (16).
“Não tem como abrir mão do Selo Unicef, pois trata-se de uma iniciativa que confere qualidade ao município pelo trabalho realizado com crianças e adolescentes. São metas e objetivos que temos que perseguir e investir na juventude, começando da educação com investimentos na infraestrutura das escolas, na qualificação e valorização dos professores. Além disso, o trabalho integra outros áreas que não podemos deixar de lado, como a melhoria bastante considerável na saúde e serviços sociais, através da redução das desigualdades sociais melhorando assim a quantidade de vida deste público específico”, declarou o prefeito Romonilson Mariano.
O encontro reuniu representantes do Nuca, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e da sociedade civil.
O articulador do Selo Unicef em São José do Belmonte, Robério Hamilton, destacou a importância da realização do Fórum na articulação dos vários setores sociais, reiterando o compromisso do município com a juventude. Acentuou, também, o papel estratégico na luta na busca pela melhoria dos índices e na construção de uma sociedade mais sustentável.
“É a oportunidade dos participantes sugerirem, exporem suas necessidades e opinarem com relação aos indicadores da situação de crianças e adolescentes no município. É o momento ímpar para nos reunirmos e dar nossas contribuição nas discussões”, declarou.
O selo Unicef tem por objetivo, através do trabalho integrado entre as Secretarias municipais, a promoção da melhoria dos índices relacionados a crianças e adolescentes no município, como a atenção à primeira infância, o registro civil e a evasão escolar. Participam da comissão do selo representações das Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania.
“O Fórum comunitário é um momento de participação social, no qual a comunidade vai contribuir na construção do Plano de Ação pelos direitos das crianças e adolescentes, e o CMDCA está colaborando nesse processo de avaliação para que nosso município receba o selo Unicef em sua primeira participação. O selo é um reconhecimento significativo dado a todo o município que implementa politicas públicas em favor da criança e do adolescente, por isso a importância desse dia para São José do Belmonte”, comentou o mobilizador do selo UNICEF, Jaefferson Magalhães.
Confira as fotos: CLIQUE AQUI

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.