SERGIO PNEUS: Entenda quais são os riscos do pneu careca para sua segurança

 

Poucos itens interferem tanto na segurança de um veículo como os pneus. Por isso, é importante tomar alguns cuidados rotineiros para garantir seu bom desempenho e aumentar sua durabilidade, como calibragem, rodízio, alinhamento e balanceamento. 

Sérgio Pneus em São José do Belmonte
Ainda assim, por estarem em contato direto com o solo, seu desgaste é algo inevitável, fazendo que com os motoristas precisem estar sempre de olho em suas condições. Você se lembra como estavam os pneus do seu carro da última vez os conferiu? 

Continue lendo este post para entender os riscos que o pneu careca representa para sua segurança! 

Compromete o tempo de resposta ao frear

Uma das principais consequências de pneus carecas é a perda da aderência ao solo, propriedade fundamental na hora da frenagem. Isso faz com que o veículo percorra uma distância muito maior antes de conseguir parar totalmente.



No caso de uma situação em que é necessário frear rapidamente, mesmo que o condutor tenha bons reflexos, os riscos de acidente se tornam muito grandes. Sem as características que garantem a boa aderência dos pneus, a segurança ao volante fica seriamente comprometida.

O perigo fica ainda maior em dias de chuva, que oferecem um outro grande risco aos pneus carecas, como veremos a seguir. 

Aumenta o risco de aquaplanagem

A aquaplanagem acontece quando uma fina camada de água se forma entre os pneus e o solo. Sem a profundidade dos sulcos necessária para expelir a água, o veículo perde contato com o asfalto e passa a deslizar de maneira descontrolada, principalmente em trechos planos e bem asfaltados.

Esse fenômeno é especialmente perigoso pois costuma acontecer em velocidades elevadas, geralmente acima dos 70 km/h, aumentando o risco de acidentes graves.


Embora os pneus carecas estejam muito mais propensos a sofrer uma aquaplanagem, dependendo das condições da pista, até mesmo pneus em bom estado podem acabar deslizando por alguns metros. Por isso, nessa hora a recomendação é jamais tentar frear ou virar o volante, mas desacelerar e manter o veículo em linha reta. Assim, você consegue retomar o controle facilmente quando a aquaplanagem terminar.


Afeta a estabilidade do veículo

A falta de proteção dos pneus carecas também torna a direção do veículo muito mais instável e desconfortável. Ao desenvolver velocidade, podem ocorrer trepidações e barulhos vindos das rodas. Em casos extremos, o pneu pode até mesmo estourar devido a sua fragilidade.

Problemas semelhantes também podem ocorrer quando há necessidade de se fazer um alinhamento ou balanceamento. Nesses casos, vale muito mais a pena recorrer a uma oficina especializada do que arcar com os problemas em cadeia que podem afetar outras partes do veículo e encarecer sua manutenção.


Pneu careca é uma infração de trânsito

Além de todas as adversidades que vimos, rodar com pneus carecas também pode resultar em problemas com a fiscalização de trânsito. Isso porque essa prática representa uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

Segundo o artigo 230 (art. XVIII) do Código de Trânsito Brasileiro, a infração pode ser aplicada para cada pneu que estiver em mau estado. Além disso, o veículo pode ficar retido até a regularização do problema.

Quando notar que seus pneus estão ficando carecas, programe-se para fazer a troca o quanto antes. Afinal, o que estará em jogo será a sua segurança e a de sua família.

Sergio Pneus - Avenida Euclides de Carvalho, 56, São José do Belmonte, próximo ao Estádio Carvalhão. Ligue: (87) 3884-1268 / 9937-9215 / 9121-1502. 

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.