As mulheres que ‘causaram’ na política belmontense

A participação feminina no cenário político de São José do Belmonte. Ainda assim, elas foram marcantes nas suas respectivas épocas.


Sra. Nivalda Primo de Carvalho Bezerra.
Primeira Prefeita de São José do Belmonte.
 
                Quando dona Nivalda Primo de Carvalho Bezerra tomou posse ao cargo de Prefeita de São José do Belmonte, na época Manissobal, pela primeira vez, no dia 21 de março de 1947, enalteceu o fato de ser a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita do município. Ao longo do seu discurso:  “Pela decisão soberana do povo, hoje será a primeira vez que uma mulher toma posse no cargo de prefeita assumindo os destinos desta terra. Venho para abrir as portas para que muitas outras mulheres também possam, no futuro, ser prefeitas, vereadoras; e para que no dia de hoje todas as mulheres belmontenses sintam orgulho e a alegria de ser mulher”, prosseguiu.
Sra. Maria Rodrigues de Lima. 
Primeira Vereadora de São José do Belmonte. 

                 De fato, naquele momento surgia uma nova era para as mulheres na política de Belmonte. Oito anos depois, no dia 12 de novembro de 1955, outra mulher era eleita a primeira vereadora de São José do Belmonte, dona Maria Rodrigues de Lima, assumiu o cargo para o quatriênio de 1956  à 1959. Mulher atuante, guerreira, batalhadora. Dona Maria Rodrigues  conseguiu se reeleger nos pleitos posteriores de 1959 à 1963 e 1963 à 1969.
             Na verdade, as mulheres sempre tiveram e têm importância nas transformações ocorridas em nosso município. A lista a seguir reúne as belmontenses prefeita e vereadoras que se destacaram na construção da política da nossa história: Nivalda Primo de Carvalho Bezerra, Maria Rodrigues de Lima, Maria José Cavalcante de Araújo, Zuleide de Carvalho Pereira, Aliete Alves Feitosa, Maria Ivone Leal Albuquerque de Menezes, Maria do Socorro Mariano de Lima, Maria Cícera Rodrigues de Souza, Simone Cecília da Silva Lima, Antônia Cruz Alves, Cícera Maria Pereira de Carvalho, Luzia Barbosa da Silva Brandão e Rita de Cássia da Silva. O Dia Internacional da Mulher, comemorado há 43 anos no dia 8 de março, celebra as conquistas das mulheres, mas também relembra a contínua luta por equivalência de direitos nos âmbitos social, cultural e político da sociedade. Neste dia parabenizamos as mulheres que se destacaram na política ao longo da história de São José do Belmonte.
Sra. Maria Heliany Pereira Mariano
Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania

            Na ocasião da data, parabenizamos também, a primeira dama senhora Maria Heliany Pereira Mariano, (neta do Sr. Vicente de Souza França, grande vulto da história política e social de São José do Belmonte), que se tornou uma referência como primeira dama em virtude de seu carisma e sua simplicidade, além de sua forma atenciosa ao povo do município sem fazer acepção de pessoas, e sempre com um sorriso largo no rosto. Ressaltamos a sua contribuição e suas ações a frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania no atendimento as famílias carentes de São José do Belmonte, dando uma atenção especial as gestantes, jovens e idosos, enfim, realizando diversas ações sociais que beneficiam parte significativa da população submetida há situações de vulnerabilidade, sempre com muito amor, carinho e dedicação.


                                                               Valdir José Nogueira de Moura

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.