PALESTRA SOBRE A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817


  Aprovado pela Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) através da Lei nº 16.059, de 8 de junho de 2017, o feriado da Data Magna de Pernambuco entra em vigor este ano, a partir do próximo dia 6 de março. A data faz referência ao dia da Revolução Pernambucana de 1817, que chegou ao bicentenário em 2017. Em decorrência da grande importância deste fato histórico para nós pernambucanos, a Secretaria Municipal de Educação SEDUC de São José do Belmonte e a direção do Colégio Municipal Dr. Arcôncio Pereira, promoveram nesta       sexta-feira (23) uma série de palestras com o tema: “Revolução de 1817: Pernambuco na luta pelos ideais republicanos”. 

As palestras  foram realizadas no Colégio Municipal Dr. Arcôncio Pereira e foram ministradas pelo pesquisador e diretor de cultura municipal Valdir Nogueira que na ocasião ressaltou a importância da data para os pernambucanos: “O nosso Estado sempre esteve à frente de vários movimentos políticos e culturais no Brasil. Celebrar a Revolução de 1817 reafirma a nossa bravura e também o nosso dever em preservar o legado desse marco na democracia brasileira”.
Diretor do colégio Arcôncio Pereira, Teobaldo Pires. Diretor de cultura Valdir Nogueira e Professora Aparecida Barros.


Histórico
Diferentemente de todas as outras revoltas de ordem conspiratória da época, a Revolução de 1817 foi a única que chegou a ter um governo republicano instalado durante 74 dias, tendo influenciado ainda dois outros movimentos importantes: a Convenção de Beberibe, em 1821, e a Confederação do Equador, em 1824. A Revolução de 1817 também sofreu influência da Revolução Francesa, por meio da comunidade de maçons atuante no Estado a partir dos ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade”.




0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.