Vereador Evandro Gonçalves leva dialogo sobre o plano de nucleação escolar 2018 no Assentamento Baixio do Boi em São José do Belmonte


Na tarde desta ultima sexta-feira(17), o vereador Evandro Gonçalves, juntamente com o advogado Izaias Barros, estiveram no Assentamento Baixio do Boi, onde se reuniram com a população local para tirarem as suas dúvidas e esclarecer pontos sobre a nucleação escolar, que será implantada pelo gestor Romonilson Mariano (PHS) na educação municipal já em 2018, também foram esclarecidos pontos sobre o transportedentre outras necessidades que a localidade vem enfrentando.
O objetivo do encontro foi apresentar um relatório minucioso sobre a necessidade de nucleação de escolas da rede municipal de ensino em São José do Belmonte e o fim das salas multisseriadas.
A reunião começou com a apresentação do relatório que contém todos os dados sobre a evasão escolar na zona rural e urbana do município, diminuindo cada vez mais nos últimos anos os recursos do FUNDEB enviados ao município, dificultando assim, a manutenção das escolas municipais, foi apresentado também estudos sobre a qualidade do ensino em salas de multisseriados, que trouxe dados alarmantes na falta de aprendizado dos alunos. A reunião foi na própria escola do assentamento, onde foi citado diversos problemas estruturais da escola, como também a estrutura educacional falida que vem sento apresentado ao longo dos anos através do multisseriado.
De acordo com os dados apresentados, por conta da quantidade exorbitante de escolas, existem escolas funcionando com 12, 13, ou 15 alunos, sendo um total de 9 escolas com menos de de 20 alunos matriculados, indo contra a determinação do MEC, que orienta o mínimo de 25 alunos por turma. O relatório ainda apresentou um comparativo entre recursos enviados pelo Governo Federal e os gastos necessários para o funcionamento dos educandários municipais existentes em São José do Belmonte. Os gastos têm sido cada vez mais elevados, diante de uma verba que tem diminuído ao longo dos últimos anos.
Os assentados entenderam que o melhor caminho é a nucleação, e estão dispostos a ajudar a gestão para que seus filhos tenham uma educação de qualidade e um futuro promissor.
“ Temos visto o que o gestor Romonilson Mariano tem feito em nossa cidade, uma saúde de qualidade, buscando atender a todos com a maior eficácia possível. Não será diferente com a educação, o ano de 2018 será um marco para Belmonte com uma educação de qualidade tanto no campo como na cidade”. Palavras do vereador Evandro.



0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.