Prefeitura inicia implantação de prontuário eletrônico nas UBS’s

Para garantir mais agilidade nos atendimentos nas unidades de saúde e economia, a Prefeitura de São José do Belmonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), conforme recomendação do Ministério da Saúde. O município é o primeiro do Sertão Central a iniciar implantação do sistema.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Fabiana Gomes, a instalação começou ser feita na Unidade Básica de Saúde da Cacimba Nova, onde estrategicamente funcionará como modelo, em seguida, será instalado nas próximas unidades.
“Será um grande avanço para a coleta, registro e arquivo de informação de saúde dos nossos usuários, permitindo que a equipe de saúde realize a gestão do cuidado de forma integrada, uma vez que o PEC permite a visualização do fluxo do paciente pelos profissionais, de acordo com o perfil de cada um, da recepção à finalização da consulta ou procedimento”, salientou Fabiana.
Prontuário eletrônico
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma plataforma digital ofertada gratuitamente pelo MS que reúne o histórico médico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.
O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento à população. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério confira online como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do brasileiro.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.