Empório HD: um sonho que começou dentro de casa; made in São José do Belmonte

A suntuosa loja de roupas que ocupa espaço nobre na Avenida Conselheiro Aguiar e na Praça do Entrocamento começou, na verdade, dentro de casa. Mais precisamente no quarto de um apartamento na Agamenon Magalhães, onde Heracliton Diniz morava com as irmãs Magda e Meyriane desde os 16 anos. Foi com esta idade que deixou a sua terra natal, São José do Belmonte, para morar na cidade grande e estudar. Mas sempre alimentou o gosto pela moda e o interesse de trabalhar com isso. Aos 20, com um aporte inicial dado pela mãe Francisca, começou a pegar roupas de representantes de marcas como Zoomp e Disritmia, e levar para um quarto da sua casa, onde passou a receber os amigos, parentes e colegas da faculdade. 

Crédito: Tatiana Sotero / DP/ D.A Press 
“Ninguém gostava muito daquilo. Minhas irmãs reclamavam que a casa vivia cheia de gente. Mas a verdade é que começou a dar certo”, recordou Heracliton, que tinha a ajuda da prima Valessa Novaes para atender as clientes. O boca a boca começou e as mulheres não pararam mais de procurá-lo. “As pessoas comentavam que eu tinha bom gosto e que as peças tinham um preço bom também”, contou.

Loja armada no consultório da tia Cleone.
Crédito: Arquivo pessoal / Divulgação
E como todo negócio que está dando certo, precisa de mais espaço para crescer. Foi aí que Heracliton passou a vender as suas roupas em uma sala do consultório da sua tia, a conceituada ginecologista e obstetra Cleone Novaes, que ficava no Empresarial Bantu Center em Boa Viagem. Àquela época, a famosa Emporio HD de hoje, chamava-se apenas Heracliton, e já tinha se tornado referência entre as mulheres da sociedade. Do quarto de casa à sala do consultório, a loja passou a ocupar um andar inteiro na Bantu em 2008 e não parou mais.

Heracliton com a irmã, sócia e amiga, Meyriane na frente da HD do Bantu Center.
Crédito: Arquivo pessoal 

Loja do Bantu Center. Crédito: Gleyson Ramos / Divulgação

Atendendo as clientes no Bantu Center
Crédito: Gleyson Ramos / Divulgação
Em 2012, inaugurou a Emporio HD do Entrocamento, atendendo aos pedidos da clientela da Zona Norte. E, neste ano, abriu a unidade na Avenida Conselheiro Aguiar. De quebra, ainda mantém a saudosa loja no Bantú, que funciona como ponta de estoque da sua multimarca. Atualmente, Heracliton emprega 25 funcionários nas suas três unidades e revende mais de 20 marcas conhecidas nacional e internacionalmente pelos produtos de qualidade e que ditam moda e tendências. 

Loja do Entrocamente, inaugurada em 2012.
Crédito: Gleyson Ramos / Divulgação 
A irmã e sócia Meyriane Diniz acompanhou de pertinho a trajetória de Heracliton. “Ele sempre batalhou e foi a vida inteira muito atrevido. Confiava que ia dar certo e dizia que se não desse foi porque a gente não tinha se empenhado direito”, recordou. Momentos difíceis? Sim. Fazem parte de toda a trajetória. “Mas ele nunca pensou em desistir. Tem coragem, determinação e garra. É o autêntico empresário. Tudo que conseguiu foi com muito esforço, trabalho e comprometimento”, contou a irmã orgulhosa. 

Crédito: Gleyson Ramos / Divulgação

Engana-se quem pensa que agora o empresário colhe apenas os louros do seu sucesso. “Eu gosto de estar aqui na loja, arrumando as araras, as clutches, atendendo às clientes. Quando chega coleção nova, chego a virar a noite arrumando tudo por aqui. E faço isso por prazer, porque eu amo o que eu faço”, revelou. A vendedora Angela Mariz, no time da HD há seis anos, conta que Heracliton, ou o “chefe”, como é carinhosamente chamado, sabe tudo o que tem na loja. “De um brinco a um vestido, ele conhece tudo e tem um cuidado muito grande por tudo daqui”, disse. Sobre o patrão e a loja, define: “Na verdade, nós somos uma família. Heracliton é uma pessoa que cresceu, mas não deixou de ser humilde, companheiro e amigo”, contou. 

Heracliton e a irmã Meyriane Diniz.
Crédito: Gleyson Ramos / Divulgação 
Heracliton na inauguração da sua HD de Boa Viagem.
Crédito: Gleyson Ramos / Divulgação 
Heracliton e Meyriane com a equipe da loja da Conselheiro Aguiar.
Crédito: Tatiana Sotero / DP/ D.A Press 
Quando olha para trás, Heracliton nos revela que desde o início sabia que o negócio daria certo. “Quando via o movimento na minha casa, percebi que iria crescer”, contou. Ele acredita que o segredo foi sempre focar no seu trabalho. “Eu nunca fui de olhar para a loja do outro e de procurar imitar. Gosto de descobrir as marcas por mim mesmo e estou sempre procurando novidades. Vou a todos os principais eventos de moda, assisto muitos desfiles na televisão e tenho até um aplicativo que me mostra novidades neste universo”. disse. Se quer crescer? Ele é enfático: “Não quero. Só pretendo aperfeiçoar a cada dia mais o atendimento ao cliente e fazer sempre o melhor que posso”, conclui.

Confira vídeo com Heracliton: 


DO BLOG JOÃO ALBERTO/belmonte DIÁRIO 

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.