São José do Belmonte se prepara para sua tradicional cavalgada

Por Valdir Nogueira

Uma das mais emocionantes demonstrações de afirmação e beleza da cultura sertaneja aguarda uma verdadeira multidão no final de maio próximo. Misto de teatro popular e religiosidade, a XXIV Cavalgada à Pedra do Reino mostrará porque o evento se tornou uma das mais simbólicas manifestações  culturais do estado, marcando o calendário anual de São José de Belmonte, sempre no último domingo de maio. A cidade já está se preparando para o ponto alto da celebração popular, no domingo 29 de maio, relembrando a história do seu povo, que envolve misticismo, tragédia e poesia, contada e recontada há várias décadas.

A Cavalgada à Pedra do Reino foi criada inspirada nas lendas do movimento sebastianista, que fizeram parte do imaginário nordestino no século XIX. Outra fonte de inspiração do evento é o Romance da Pedra do Reino, de Ariano Suassuna. O espetáculo remonta ao tão esperado retorno do Rei Dom Sebastião, que traz consigo sua corte, formada por seus valorosos cavaleiros. Cultura medieval e sertaneja se transformam numa só e relembram um momento histórico do lugar, cheio de simbolismo: a tragédia ocorrida em Pedra Bonita – atual Pedra do Reino – onde ocorreu o sacrifício sangrento de um grande número de pessoas, em maio de 1838.


Valdir José Nogueira de Moura

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.