Professores protestam em três cidades do Agreste

 

Hoje, professores municipais de três cidades do Agreste fazem protestos em seus municípios por melhorias na Educação. Em São Caetano, os profissionais já estão em estado de greve há uma semana e se reúnem com o prefeito Josafá Almeida para reivindicar o cumprimento do reajuste salarial de 33,24% concedido pelo Governo Federal.

O impasse segue porque o prefeito alega que, se der o valor integral que é direito dos professores, vai ultrapassar o teto dos 54% para gasto com pessoal, estabelecido pela lei de responsabilidade fiscal. No entanto os professores argumentam que cumprir a lei do piso é, por um lado, vontade política do gestor em valorizar os educadores e, por outro, competência técnica em fazer uma gestão administrativa que permita cumprir todas as leis vigentes.

Em Caruaru, os professores também protestam pelo mesmo motivo. A prefeita Raquel Lyra (PSDB) também alegou ser impossível conceder o reajuste e informou que só daria 10% dos 33,24%. O município de Caruaru é detentor da maior economia do interior do Estado, não sendo razoável a tentativa da atual gestão de justificar o não reajuste para as professoras e professores, utilizando para tal a falta de recursos, quando municípios menores do Agreste e Sertão já oficializaram o aumento proposto pelo Governo Federal.

Já no município de Itaíba, os professores organizam um protesto para às 18h. Uma passeata sairá do Posto Cruzeta em direção à Escola Municipal Presidente Médici onde eles vão ouvir a proposta do Poder Executivo. A passeata, organizada pelo sindicado dos professores, contará com fanfarra, paredão, bandeiras e cartazes.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.