São José do Belmonte iniciou vacinação contra covid-19 nesta terça-feira (19)

 

Imagem sem descrição

O município de São José do Belmonte recebeu nesta terça-feira (19), as primeiras doses da vacina contra a Covid -19. Às 15h foi iniciada a vacinação com a presença da Secretária de Saúde, Fabiana Gomes, além da primeira belmontense a receber a dose da vacina, a técnica de enfermagem, Maria de Lourdes dos Santos Souza, que atua no Centro de Atendimento ao Covid do município.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, comunica que a distribuição da vacina pelo Ministério da Saúde acontece de forma fracionada e gradual. São José do Belmonte recebeu neste primeiro momento 418 doses (1ª e 2ª doses) que seguindo orientação da Secretaria da Saúde do Estado, serão destinadas aos trabalhadores da saúde, que estão atuando na linha de frente de combate à COVID – 19 (Hospital, UBS, Centro de Referência à Covid – 19), indígenas, idosos e deficientes institucionalizados.

Plano de operacionalização

O Planejamento da vacinação estará sendo executado inicialmente para cerca de 209 pessoas, incluindo os profissionais de saúde ativos e idosos da Casa da Glória.

Na manhã desta terça-feira, 19, durante reunião com o Prefeito, Romonilson Mariano, foi apresentado o Plano de Operacionalização para a Vacinação em todo o Município. A Secretária Fabiana destacou o cuidado que será efetivado, já que as vacinas serão entregues ao município por remessas, na medida que forem repassadas pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, para os Estados e Municípios.

Confira quem vai poder tomar a vacina na primeira fase:

• Trabalhadores da saúde em atuam na linha de frente

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, etc. – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros, entre outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas.

• Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas

Serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais que residem em instituições de longa permanência para idosos(11,1), como casa de repouso, asilo e abrigo.

• Pessoas com Deficiência Institucionalizadas

Pessoas com deficiência que vivem em residência inclusa (RI), que é uma unidade ofertada pelo Serviço de Acolhimento Institucional, para jovens e adultos com deficiência.

• Povos Indígenas vivendo em terras indígenas

Indígenas em terras indígenas com 18 anos ou mais atendidos pelo Subsistema de Atenção á saúde Indígena

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.