Valdir Nogueira relata histórico político da descendência de Helia Pereira



 HÉLIA PEREIRA ENTRA PARA A HISTÓRIA COMO A VEREADORA MAIS VOTADA DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE


No domingo 15 do corrente, aconteceram em todas as cidades do Brasil as Eleições Municipais. Em São José do Belmonte, a candidata Hélia Pereira entrou para a história do município conquistando o primeiro lugar dos eleitos, obtendo 1.902 votos, se tornando, entre todos que já disputaram uma vaga no Legislativo belmontense a grande recordista de votos de todos os tempos.

Na luta em favor das causas sociais, junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, Hélia exerceu magnífico trabalho, contribuindo dessa forma para a profícua gestão do prefeito Romonilson Mariano, ora reeleito com uma expressiva margem de votos. 

A vereadora eleita é herdeira direta da velha e tradicional oligarquia “Pereira” do Sertão do Pajeú, cuja força da herança familiar continua persistindo nos processos eleitorais atuais, principalmente nos municípios de São José do Belmonte e Serra Talhada.

Pelo lado paterno Hélia Pereira é descendente de Manoel Pereira da Silva, Coronel da Guarda Nacional, Comandante Superior das Ordenanças de Flores, Ingazeira e Vila Bela, Cavaleiro de Cristo e Comendador da Imperial Ordem da Rosa. Os anais da história o atestam, como a maior figura do clã dos Pereira, tendo sido chefe político da família, liderando o Partido Conservador no Brasil Imperial de toda a Comarca de Pajeú de Flores.

Pelo lado materno Hélia é descendente do capitão Antônio Pereira da Silva (irmão do coronel Manoel Pereira da Silva), do Campo Alegre, este bisavô de Vicente de Souza França, personagem de destaque da história de São José do Belmonte, notável líder político, vereador em seis legislaturas, eterno representante do distrito do Carmo, homem de convicções e de princípios, homenageado com o nome da Casa do Legislativo local. Este senhor era avô da recém eleita vereadora Hélia Pereira.

Na origem do município de São José do Belmonte, os Pereiras estiveram no poder e numa sequência de grandes líderes dessa família no município, percorrendo várias épocas tivemos, na fase da monarquia o Capitão Cassiano Pereira da Silva, e na fase republicana: José Sebastião Pereira da Silva (1° Prefeito de Belmonte), José Pereira de Aguiar, Antônio Cassiano Pereira da Silva, Manoel Pereira Lins (Né da Carnaúba), João Pereira de Menezes (João de Ciba) e Vicente de Souza França, avô de Hélia Pereira.  


Por Valdir José Nogueira de Moura

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.