Fake News e Mitos Eleitorais: não caia nessa.




Mesmo em anos não eleitorais é importante estar ligado e ter cuidado para não compartilhar notícias falsas nas redes sociais. As chamadas Fake News, geralmente são criadas com o objetivo de prejudicar alguém e ao compartilhá-la, as pessoas acabam criando uma rede de desinformação com informações erradas, falsas e mentirosas.

Antes de compartilhar uma notícia devemos verificar se a informação é verdadeira. Para isso, é importante checar a fonte da notícia e ter certeza que quem divulgou a informação é uma pessoa confiável. Procure saber mais sobre o assunto antes de compartilhar e não esqueça de verificar a data de publicação da notícia.

Visando combater a desinformação nas eleições de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral lançou uma página na internet (https://bit.ly/2krKFMR) que reúne informações sobre notícias falsas que surgiram em anos anteriores, acompanhadas por esclarecimentos que comprovam a falsidade da informação. O site também disponibiliza pequenos vídeos desmentindo os mitos eleitorais mais comuns. Através dela, o cidadão pode tirar suas dúvidas e ajudar a democracia não ser contaminada pela desinformação.

Lembre-se: Na dúvida sobre a veracidade de uma informação, não compartilhe.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.