Humberto Costa segue eleição na suspeita de ser derrotado nas urnas

Humberto Costa pega nova bola dividida 
Se existe um político em atividade com mais derrotas majoritárias em Pernambuco este alguém é Humberto Costa, que venceu apenas uma eleição entre todas as que disputou, que foi o Senado em 2010 com o apoio de Eduardo Campos e cargo que ainda está no exercício do mandato. Naquela ocasião, mesmo começando a frente nas pesquisas, acabou terminando em segundo lugar, ficando atrás de Armando Monteiro, que foi o mais votado do pleito.
Nas eleições de 2012, logo após vencer a sua única eleição majoritária, Humberto Costa envolveu-se na retirada de João da Costa da disputa pela prefeitura do Recife, sendo o seu substituto numa operação catastrófica idealizada por ele junto ao diretório nacional do PT. Naquela ocasião ele amargou o terceiro lugar com menos de 20% dos votos válidos, ficando atrás de Daniel Coelho e Geraldo Julio, que foi o vitorioso.
Neste ano, Humberto envolveu-se em nova confusão que culminou na retirada de Marília Arraes da disputa pelo governo de Pernambuco, para aliar-se ao PSB a quem chamou de golpista na tribuna do Senado, e ser companheiro de chapa de Jarbas Vasconcelos, de quem foi adversário a vida inteira e sempre atacou como alguém que representava o atraso de Pernambuco.
Humberto é de longe o candidato mais incoerente destas eleições, e começa a disputa sem o empenho das bases do seu partido, sem a simpatia da Frente Popular que só lhe aceitou porque ele fez o jogo de tirar Marília Arraes, e com uma perspectiva real de sofrer nova derrota majoritária, que poderá representar o fim da sua carreira política.
Ainda que Paulo Câmara seja reeleito, é pouco provável que Humberto consiga renovar o mandato, uma vez que ele não tem a simpatia dos deputados, dos prefeitos e dos eleitores que preferem votar em Jarbas e Mendonça, Jarbas e Bruno e Bruno e Mendonça. O seu voto tende a ser cada vez mais solitário na disputa, podendo dizer até que será um voto envergonhado do eleitor petista que terá a alternativa de Silvio Costa e de nomes das chapas da Rede Sustentabilidade e do PSOL para evitar o voto em Humberto.
Faltando menos de dois meses para o pleito, dentre os quatro principais nomes, Humberto Costa aparenta ser o candidato a senador mais frágil da disputa, o que seria mais um castigo para quem pintou e bordou com o PT pernambucano, colocando o partido como um apêndice dos seus interesses eleitorais.
Por Edmar Lyra

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.