Educação no estado vai de mal a pior


Pernambuco está entre os quatro Estados brasileiros que não cumpriram, em 2011, as metas do movimento “Todos pela Educação” no aprendizado em português e matemática nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino médio. De acordo com o relatório “De Olho nas Metas”, de cada 100 alunos pernambucanos do ensino médio, só sete aprenderam o que deveriam em matemática e 20 atingiram o conhecimento desejável sobre língua portuguesa.
As fontes utilizadas na elaboração do relatório fazem parte de estatísticas oficiais do Ministério da Educação e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Questionado pelo Jornal do Commercio sobre os dados apresentados, o secretário estadual de Educação, Ricardo Dantas, disse que os índices não refletem a realidade do ensino público em Pernambuco. “O relatório usa o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do MEC, que é amostral e não censitário. O erro na origem da amostra leva a conclusões que não reproduzem nossa realidade”, ressaltou.
O ensino médio, principal desafio educacional do Brasil, tem apenas 10,3% de seus estudantes com aprendizado em matemática adequado a sua série. Além de baixo, o dado ainda representa piora: em 2009, o percentual era de 11%. Em português, o índice ficou em 29,3%, estável em relação ao levantamento anterior.

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