Durante nove dias o Distrito do Bom Nome é palco de grande resgate histórico, cultural e religioso


Durante nove dias o Distrito do Bom Nome é palco de grande resgate histórico, cultural e religioso
Nas proximidades da Vila de Bom Nome existe uma elevação, que por sinal é a mais alta da redondeza conhecida como Monte de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que ao mais descuidado observador denota a simplicidade do seu povo.
Lugar de devoção,  peregrinação e muita fé, o Monte é palco de uma história secular que inclui personagens como Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), afilhado de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que nas suas andanças na região lá subia para rezar o oficio.
Essa devoção teve início quando a Senhora Januária Maria do Nascimento, segunda esposa de Manoel Desidério do Nascimento (8º Prefeito de São José do Belmonte), influenciada pelo Frei Cassimiro de Mitelo fez uma promessa de colocar no alto a imagem da Santa.
Ao longo dos anos a devoção cresceu e o Senhor Emiliano José de Santana e Família com a ajuda de beatas como Josefa Gomes de Araújo ( Zefinha de Elizeu), arrecadaram fundos para construir a igrejinha e os 407 degraus existentes.
Tendo consciência que preservação dos valores, do patrimônio cultural, histórico e religioso são essenciais para identidade de seu povo, a Escola Estadual Napoleão Araújo e a Escola Municipal Manuela Fernandes de Araújo Leão, reuniram-se e com o apoio total da Prefeitura Municipal de São José do Belmonte, promoveram durante nove noites o maior resgate cultural já realizado no Distrito do Bom Nome.
Após as novenas no pátio da igreja muita movimentação com quermesse e atrações variadas. A Banda Marcial Zuleide de Carvalho Pereira, a Filarmônica São José e o grupo de Xaxado Zabelê de Serra Talhada (fizeram a abertura da festa). Nas noites que se seguiram tivemos a presença dos bacamarteiros de São José do Belmonte, Banda de Pífanos dos Altos do Jatobá, Grupo de Idosos, Sanfoneiros, e ainda apresentação de danças regionais e peças teatrais narrando inclusive a origem da devoção.
A comunidade bonomense reconhece o apoio do do governo municipal nesse evento, pois pela primeira vez vê sua história valorizada. O Monte de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, além de todos os ricos aspectos já citados, precisa também de reconhecimento como importantíssimo ponto turístico do município.
O evento assegurou uma maior divulgação e consequentemente participação das comunidades circunvizinhas e os devotos de Nossa Senhora. Certamente nos anos vindouros essa será uma importante festa no calendário de São José do Belmonte.
(Com informações históricas fornecidas pela professora Cilene Pereira).
Confira as fotos: Clique aqui

1 Comentários

  1. Anônimo1/12/18

    Dizem que o "tempo é o senhor de todas as verdades". Certo é que conforme o tempo passa a História vai sendo escrita e reescrita. É emocionante para nós, filhos de Bom Nome, vermos essa belíssima festa atribuída a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, consolidando a história e a cultura através da fé. Mega parabéns aos organizadores da festa, pelo trabalho que coloca Bom Nome em posição de destaque cultural. Isso é resultado de muita determinação e perseverança. Parabéns.

    ResponderExcluir

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.