São José do Belmonte vai promover feiras de produtos orgânicos

São José do Belmonte vai promover feiras de produtos orgânicos
A Prefeitura de São José do Belmonte, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e em parceria com a Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal, vai realizar a 1ª Feira de Produtos Orgânicos do município. A feira acontece quarta-feira, dia 26 de setembro, a partir das 7:30h, no Pátio de Eventos Carlos Antônio Gomes da Cruz.

“A feira de produtos orgânicos vai ficar acontecendo todo sábado, a partir das 7:00 da manhã”, disse o secretário.O secretário de Agricultura, Evandro Augustinho, afirma que a 1ª Feira de Produtos Orgânicos é um marco histórico na agricultura do município. “Vai ser um dia ímpar para a agricultura familiar local, que vai ter a oportunidade de expor a produção possibilitando a realização de novos negócios, além de está oferecendo um produto mais saudável para a mesa dos belmontenses”.
Para o prefeito Romonilson Mariano, a alimentação é uma das principais formas de se ter uma vida saudável. “É muito importante que a Prefeitura promova e apoie eventos que incentivem o consumo de produtos orgânicos e sem contaminação. Este é um hábito que só trará benefícios. A saúde agradece.”
Durante a 1ª Feira de Produtos Orgânicos terá ainda, apresentações culturais e uma tenda da Secretaria Municipal de Saúde com serviços básicos para atendimento ao público, como por exemplo: HGT, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite b e c, além de palestras.
Produtos orgânicos
A produção de alimentos orgânicos no Brasil começou no final do século passado pela paixão de alguns produtores rurais que apostaram na agricultura sem uso de produtos químicos como forma de melhorar a qualidade e garantir a sustentabilidade nas lavouras. Aos poucos, o sistema foi ganhando adeptos e hoje já apresenta um crescimento de 20% ao ano, com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição, sendo 75% pertencentes a agricultores familiares.

Os alimentos orgânicos, atualmente, não se restringem às frutas e vegetais, como muitos pensam, é possível encontrar diversos tipos de alimentos orgânicos em determinadas redes de supermercados, desde produtos para consumo diário como arroz, feijão, ovos e frango, até alimentos mais específicos como vinho e mel.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.