SÃO JOSÉ DO BELMONTE, 125 ANOS DE AUTONOMIA POLÍTICA

 

Provindo do século XIX o atual Município de São José do Belmonte tem sua história oriunda de uma fazenda de criar denominada de Maniçoba pertencente ao Sr. José Pires Ribeiro. Ora, nos idos de 1855 a 1856 as fazendas e povoados do sertão foram assolados pela Cólera Morbus, doença infecto contagiosa que grassara na Província de Pernambuco. Foi nessa situação perigosa e incerta, nesses transes de amargura e desespero, com medo que a fazenda Maniçoba fosse atingida pelo pavoroso mal que José Pires Ribeiro se lembrou de fazer uma firme promessa a São José, santo de seu nome e de sua particular devoção. Tal promessa consistia em doar um patrimônio nas terras da Fazenda Maniçoba, onde se ergueria uma cruz, se construiria uma capela e se iniciaria uma vila, se o Santo o livrasse da terrível situação em que se encontrava. Passado então o surto epidêmico nenhum caso foi registrado na fazenda Maniçoba. José Pires Ribeiro e sua mulher Antônia Teodora da Assunção fizeram a prometida doação datada de 1 de setembro de 1856. Ergueu-se depois uma cruz e José Pires ribeiro encarregou o franciscano capuchinho Frei Cassimiro de Mitelo para iniciar a construção de uma tosca capelinha em local, onde se encontra hoje a Igreja Matriz de São José.
O ano de 1857 marca a data da fundação do Povoado do Belmonte com a construção da Capela de São José. O povoado passou a se chamar de Belmonte numa justa homenagem ao pai do fundador  que era natural da Vila de Belmonte em Portugal.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
1857 – Fundação do Povoado do Belmonte com a construção da Capela de São José.
1859 – DISTRITO POLICIAL - Belmonte, povoação e termo de Vila Bela, Comarca de Flores, já com algum desenvolvimento de agricultura, é elevado a 5º Distrito Policial da dita Comarca.
1865 – DISTRITO DE PAZ - Criado em 16 de maio de 1865, de acordo com a LEI Nº 628, a Povoação de Belmonte foi elevada a Distrito de Paz, que mesmo ainda pertencendo ao Município de Serra Talhada, obteve essa nova condição de distrito como vantajoso sinal de progresso, sendo o primeiro passo para uma futura emancipação política municipal.
1873 – FREGUESIA (PARÓQUIA)
Criada em 24 de abril de 1873, de acordo com a LEI Nº 1085
1890 – VILA DE BELMONTE - Em 10 de julho de 1890, a Junta Governativa do Estado de Pernambuco reconhecendo a importância do antigo título de Distrito de Paz de Belmonte, elevou a povoação para a categoria de Vila de Belmonte, que consequentemente se tornou a própria sede deste novo município pernambucano, criado por decreto do governo estadual de 02 de outubro de 1890, ocorrendo assim a sua Emancipação Política.
COMARCA
- Criada por Portaria de 10 de julho de 1890.
- Instalada no povoado de São Francisco em 07 de agosto de 1890.
- Suprimida pelo Decreto nº 20 de 10 de outubro de 1890 e elevada a Termo anexo a Comarca de Vila Bela.
Decreto de 18 de janeiro, fica suprimido o Juizado Municipal de Belmonte e anexo ao de Vila Bela.
- Organização Judiciária Independente do município de Vila Bela a que ficou anexa, e tendo por sede a própria municipalidade por ato do Governador do Estado em 16 de maio de 1894.
- Lei nº 697 de 20 de junho de 1904 – Mais uma vez o município de Belmonte passa a ter categoria de Termo sendo anexado a Comarca de Vila Bela.
- Lei nº 1315 de 10 de junho de 1916 – Suprimida a Comarca de Vila Bela, ficando este município bem como o de Belmonte, que fazia parte como Termo desta Comarca a pertencer a de Triunfo.
- Restauração da Comarca de Belmonte, ocorrida por Ato do Governador do Estado no dia 05 de abril de 1922.
- Lei nº 1650 de 22 de maio de 1924 – Fica suprimida a Comarca de Belmonte que passou a ser Termo da Comarca de Salgueiro.
- Ato Governamental nº 629 de 17 de junho de 1941 é criada a Comarca de Belmonte.
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - Criado o Município de São José de Belmonte, desmembrado do município de Vila Bela por Decreto do Governo de Pernambuco de 02 de outubro de 1890.
- Nomeado pelo Governo Estadual, em 07 de outubro de 1890, o CONSELHO MUNICIPAL DE INTENDÊNCIA.
- Instalado em 15 de novembro de 1890.
AUTONOMIA MUNICIPAL -No dia 3 de agosto de 1892, o Congresso Legislativo decretou e promulgou a Lei nº 52 (Lei Orgânica dos municípios). E a partir dessa data, os municípios teriam um ano para organizar Regimento Interno; Código de Postura; Orçamento de Receita e Despesas; Organizar o magistério público... Houve municípios que não se constituíram e foram anexados a outros, o que não aconteceu com o de Belmonte, que antes do prazo se extinguir, entregou todas as Leis ao governador para apreciação do Congresso Legislativo, vindo desta forma a obter sua autonomia política, de acordo com a Lei Orgânica dos municípios, em 26 de junho de 1893. Essa é a data que se comemora do Aniversário do Município.
1909 – ELEVADA A CIDADE - A sede municipal de São José de Belmonte, obteve os foros de cidade, através da Lei Estadual Nº 991, datada de 01 de julho de 1909.
1943 – MANISSOBAL - Com o decreto-lei Nº 952, datado de 31 de dezembro de 1943 (começando a vigorar em 1º de janeiro de 1944, na gestão do prefeito Afonso Alves de Carvalho, a partir de um ato público solene), passou denominar-se, por sugestão do jornalista Mário Melo, MANISSOBAL.
1953 – SÃO JOSÉ DO BELMONTE
A LEI Nº 1770, datada de 07 de dezembro de 1953
“Ementa: altera a denominação do atual Município de Manissobal.
O presidente da Assembléia Legislativa, no exercício do cargo de governador do Estado de Pernambuco:
Faço saber a todos que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Passa a denominar-se São José do Belmonte o atual município de Manissobal.
Art. 2º - A alteração referida no artigo anterior constará da Lei de Divisão Administrativa e Judiciária para o próximo qüinqüênio e seguintes.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
Palácio do Governo, 07 de Dezembro de 1953.
(a.a.) José Francisco de Melo Cavalcanti
          Otávio Correia de Araújo.”


Valdir José Nogueira de Moura
 


0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.