Amupe articula encontro em Brasília com a bancada federal

José Patriota (PSB) é prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da AmupeO presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), articula com os prefeitos pernambucanos um encontro nesta quarta-feira (18), em Brasília, junto a bancada federal do Estado no sentido de pressionar o governo federal para a situação financeira dos municípios. Mais de 80 prefeitos já confirmaram presença, de acordo com informações da Amupe. 

Na programação, reunião com os gestores na Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para discutir a pauta municipalista e a urgência da aprovação do apoio financeiro municipal, às 9h, e reunião nas salas das comissões da Câmara, com os parlamentares, às 17h.

A principal reivindicação dos gestores é uma solução a curto prazo, em forma de ajuda financeira emergencial, para que os municípios possam fechar as contas, principalmente com a chegada do final do ano, quando precisam pagar o 13º salário aos servidores municipais, além de outras obrigações.

O movimento vem crescendo desde uma mobilização em Brasília, no começo do mês, junto com a CNM. A princípio, constava na programação audiência com o presidente Michel Temer (PMDB). No entanto, o encontro foi cancelado, tendo a CNM e os prefeitos sido recebidos pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (PMDB-RJ).
Segundo a Amupe, o peemedebista se comprometeu junto aos prefeitos a falar com o presidente sobre as reivindicações municipalistas, principalmente sobre o auxílio financeiro aos municípios ainda para este ano. Os pleitos foram convertidos em ofício, protocolado pela Confederação e respondido pela Presidência da República no dia 6 de outubro. A demanda teria sido direcionada aos ministérios competentes. 

A CNM também elaborou um ofício onde solicita a edição de uma Medida Provisória para envio de Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) de forma emergencial.

0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.