12 de outubro dia da Bandeira de São José do Belmonte

HÁ 50 ANOS, A PEDRA DO REINO TORNA-SE SÍMBOLO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE

Por representar a história, tradição, cultura e riquezas econômicas locais, bem como as expectativas futuras da população em direção ao progresso, há 50 anos, a PEDRA DO REINO foi transformada em símbolo oficial municipal, quando o prefeito José Alencar de Carvalho resolveu criar a Bandeira de São José do Belmonte. Um símbolo próprio que enriquecesse e evidenciasse gráfica e esteticamente o atrativo principal do município. A bandeira materializou-se através da Lei Nº 314, de 30 de dezembro de 1967, sendo aprovada pela Câmara Municipal, dispondo a mesma das características seguintes de acordo com o seu Art. 1°:
a) O branco como significação dos nossos algodoais;
b) O amarelo representando o milho, produto de alto cultivo em nossa região;
c) O chumbo é o ferro do seu ângulo, apontando as riquezas dos nossos minérios, que soergue e eleva os nossos lastros econômicos e financeiros;
d) Contendo ainda para simbolizá-la, a imagem da PEDRA DO REINO, que indica um dos nossos fatores históricos do Município; observando-se, no mesmo aspecto, a árvore da maniçoba, um dos super produtos nativo da nossa balança econômica.
A lei que criou a bandeira no seu Art. 2° instituiu o dia 12 de outubro como data comemorativa do Dia da Bandeira do Município.
Anos depois, o prefeito José Carvalho Sobrinho, através da Lei Nº 618 de 12 de abril de 1986, procedeu com algumas alterações na Bandeira do Município. No Art. 4º da referida lei: “A Bandeira de nosso Município passa a ter estampada em seu corpo as seguintes características:
PRIMEIRO: Ao alto, a coroa em cor amarela, com contorno em cor preta.
SEGUNDO: Ladeando nosso símbolo principal, nossos produtos agrícolas, o milho e o algodão, nas cores verde com o contorno em preto.
TERCEIRO: Abaixo, faixa na cor amarela, com contorno em preto, estampando em seu corpo a data de autonomia política do Município e o seu nome na cor preta.
QUARTO: Ao centro, escudo representado com o nosso símbolo principal A PEDRA DO REINO, com suas características originais."
A Bandeira Municipal de São José do Belmonte, reconhecida de domínio público, aceita por unanimidade pela população, quando foi idealizada pelo prefeito José Alencar de Carvalho, este na época, deliberou para sua criação artística, uma comissão composta pelas professoras do Grupo Escolar Professor Manoel de Queiroz, cujas dirigentes eram Dona Valdeci de Paula Menezes e Dona Nivalda Primo de Carvalho Bezerra. Coube a professora Maria Cavalcantes de Souza a confecção artística da primeira bandeira municipal. No dia 22 de novembro de 1967 houve a solene entrega do Símbolo Municipal de São José do Belmonte através das dirigentes do Grupo Escolar Professor Manoel de Queiroz ao Núcleo de Supervisão Pedagógica na cidade de Salgueiro – PE.
Tendo sido o dia 12 de outubro instituído na lei de criação da bandeira, como data comemorativa ao "Dia da Bandeira do Município", até princípios dos anos de 1970 era bem comemorado nas escolas municipais esse dia, todavia,  esse costume com o tempo caiu em desuso e foi esquecido. Porém, através de uma feliz iniciativa da Secretária de Educação atual, dona Maria Heliane Pereira Nunes, essa data foi resgatada para os dias atuais, e mais uma vez, esse feito histórico passará a ser lembrado e comemorado novamente através das nossas escolas municipais.

Valdir José Nogueira de Moura


0 Comentários

Os comentários aqui apresentados, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.